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Título: Práticas de gestão e valores em empresas familiares
Título Alternativo: Management practices and values in family enterprises
Autor(es): Tavares, Tatiane Silva
Orientador: Lima, Juvêncio Braga de
Membro da banca: Brito, Mozar José de
Machado, Márcia Cristina da Silva
Área de concentração: Organizações, Estratégia e Gestão
Assunto: Empresa familiar
Cultura organizacional
Gestão empresarial
Pesquisa qualitativa
Family enterprises
Organizational culture
Enterprise management
Qualitative research
Data de Defesa: 23-Fev-2006
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: TAVARES, T. S. Práticas de gestão e valores em empresas familiares. 2006. 116 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
Resumo: Nessa dissertação apresenta-se um estudo sobre as relações entre cultura organizacional e práticas de gestão em empresas familiares, enfocando-se os valores dos dirigentes-proprietários. Para tanto, recuperou-se a trajetória histórica das empresas, caracterizou-se suas práticas de gestão buscando identificar valores e a alternância dos valores. O referencial teórico envolveu a articulação de elementos tais como o conceito de família, a natureza e o conceito de empresa familiar, a convergência entre a noção de cultura e a visão da cultura organizacional, enfatizando-se a inserção de valores de dirigentes de empresas familiares e sua imbricação nas práticas de gestão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo multicasos, procedido junto a três empresas familiares do sul de Minas Gerais. A técnica principal de coleta de dados foi a entrevista, junto a proprietários-dirigentes e funcionários antigos, sendo suplementadas pela observação não participante. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. O primeiro caso estudado, uma organização de 9 anos, insere-se no setor de materiais de construção, sendo gerenciada por dois irmãos sócios. O segundo caso trata-se de uma empresa de 47 anos, que atualmente é dirigida por três sócios, filhos do fundador. O terceiro, uma empresa do setor de decorações, há 35 anos, vivenciou o processo de sucessão, permanecendo o fundador na empresa. A análise interpretativa conduziu à identificação de um conjunto de valores dos dirigentes a partir de sua expressão sobre as práticas de gestão. Na empresa de materiais de construção identificou-se os valores: sobrevivência, dedicação, afetividade, paternalismo, independência, moralidade e, camaradagem. Na empresa do ramo automotivo: dedicação, afetividade, paternalismo, pragmatismo, tradicionalismo, moralidade, camaradagem e, formalismo. Na empresa do setor de decorações encontrou-se: afetividade, paternalismo, dedicação, camaradagem, informalismo, moralidade, respeito e, independência. Os resultados apontaram alternância no sistema de valores, diante da incorporação de preocupações com a imagem, o controle e a descentralização, no primeiro caso. No segundo, houve a incorporação de centralização e sobrevivência. No terceiro surgiram a profissionalização e a inovação. Alguns valores identificados nos três casos associam-se à figura do fundador, à família empresária e aos traços culturais brasileiros.
In that dissertation, a study on the relationships between organizational culture and management practices in family enterprises is presented. Thus, the historic trajectory of enterprises was recovered, their management practices seeking to identify values and alternation of values was analyzed. The theoretical referential involved the articulation of elements such as family concept, both the nature and concept of family enterprise, the convergence between the notion of culture and the vision of organizational culture, stressing the insertion of values and its imbrication in management practices. Three family enterprises in the South region of the state of Minas Gerais were the object of multicase study. The leading data collection technique was the interview of manager-owners and ancient employees, this being supplemented by the non-participating observation. The interviews were transcribed and analyzed by the technique of content analysis. The first case studied, a 9 year organization, is inserted in the building material sector, its being managed by two partner brothers. The second is concerned with a 47 year enterprise, which now is managed by three partners, sons of the founder. The third, an enterprise of the decorating sector, 35 years ago, underwent the succession process, the founder of the enterprise remaining. The interpretative analysis led to the identification of a set of values from their expression on the management practices in the investigated enterprises: survival, dedication, affectivity, paternalism, morality, friendship, pragmatism, traditionalism, formalism, informality, respect, independence, image, control, decentralization, centralization, professionalization and innovation. Values identified in the three cases associated with the founder´s figure, with entrepreneur family and Brazilians´ cultural features. Some remit directly to the founder´s figure and the proprietary family, such as paternalism, morality and affectivity. In that sense, one can state that paternalism, while a Brazilian cultural feature associate with good fellowship and traditionalism, in the studied enterprises. It became evident, in those cases, the values associated with the founder, entrepreneur family and the Brazilian cultural features mix with other values such as the demand of dedication, pragmatism and traditionalism, revealed in every day practices and in the history of Brazilian enterprises.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2625
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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