Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ivana Carneiro-
dc.creatorAntonialli, Luiz Marcelo-
dc.creatorGomes, Almiralva Ferraz-
dc.date.accessioned2013-01-03T19:27:50Z-
dc.date.available2013-01-03T19:27:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALMEIDA, I. C.; ANTONIALLI, L. M.; GOMES, A. F. Comportamento estratégico de mulheres empresárias: estudo baseado na Tipologia de Miles e Snow. Revista Ibero-Americana de Estratégia, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 102-127, jan./abr. 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/277-
dc.description.abstractThe objective of the present study is to assess the strategic behavior of female entrepreneurs. The study was based on Miles and Snow’s (1978) taxonomy of strategic types to identify these strategic forms. The methodology was a quantitative research, with a questionnaire structured in 75 small businesses owned and managed by women. Choosing women as the object of this study is mainly due to the fact that the insertion of women in the productive system constitutes a privileged factor for analyzing the transformations happening in the feminine world during these modern days. From comparisons of statistical variables reflecting competitive strategy, we conclude that the four strategic types proposed by Miles and Snow exist: prospector, analyzer, defender and reactor. Among which, the most common strategic profile was the analyzer.pt_BR
dc.languageotherpt_BR
dc.subjectComportamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão femininapt_BR
dc.subjectTipologia de Miles e Snowpt_BR
dc.subjectStrategic behaviorpt_BR
dc.subjectFemale managementpt_BR
dc.subjectMiles and Snow Typologypt_BR
dc.titleComportamento estratégico de mulheres empresárias: estudo baseado na Tipologia de Miles e Snowpt_BR
dc.title.alternativeStrategic behavior of business women: a study based on the miles and snow typologypt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Comportamento estratégico de mulheres empresárias estudo baseado na Tipologia de Miles e Snow.pdf514,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons