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Título: Orientação estratégica consumidor - inovação em empresas incubadas do Estado de Minas Gerais: um estudo empírico com utilização da escala ICON
Título Alternativo: Strategic customer orientation - innovation in incubated enterprises of the State of Minas Gerais: an empiric study, with use of the ICON scale
Autor(es): Peres Júnior, Miguel Rivera
Antonialli, Luiz Marcelo
Assunto: Estratégia
Orientação para o mercado (OPM)
Inovação
Escala ICON
Incubadoras de empresas
Market orientation (MO)
ICON scale
Business incubators
Data de publicação: 2011
Referência: PERES JÚNIOR, M. R.; ANTONIALLI, L. M. Orientação estratégica consumidor - inovação em empresas incubadas do Estado de Minas Gerais: um estudo empírico com utilização da escala ICON. Revista Gestão & Tecnologia, São Leopoldo, v. 11, n. 2, p. 1-20, jul./dez. 2011.
Resumo: Muitos pesquisadores têm se dedicado a investigar o papel que a Orientação para o Mercado(OPM) e inovação tem para as empresas contemporâneas. Questionou-se, neste trabalho, a forma pela qual os construtos OPM e inovação estariam sendo trabalhados por empresas que estão – ou que estiveram – hospedadas em incubadoras de empresas. Para responder a este questionamento, utilizou-se, neste estudo exploratório, a escala de mensuração ICON (Innovation-Customer Orientation), desenvolvida por Berthon, Hulbert e Pitt (1999), para verificar a orientação estratégica (isolada, seguidora, modeladora ou interativa) adotada por participantes da Rede Mineira de Inovação. Os resultados mostram que todos os arquétipos se manifestaram na amostra pesquisada, sendo o arquétipo interativo o de mais ocorrência. Os dados trouxeram, contudo, resultados inesperados como a ocorrência de tipos “híbridos”, nos quais dois arquétipos preponderavam. Esse fato, aliado a outros resultados, parece indicar a necessidade de revisão ou ampliação da tipologia de arquétipos de orientação estratégica inovação-consumidor.
Abstract: Many researchers are devoted to investigate the role of the Market Orientation (MO) and innovation play for contemporary companies. This work questioned the way in which the OPM and innovation constructs are being used by companies located in Minas Gerais, which are or have been – hosted in a business incubator. To respond this question, this exploratory study used the ICON (Innovation-Customer Orientation) scale of measurement - developed by Berthon, Hulbert and Pitt (1999) to verify the strategic orientation (Isolate, Follow, Shape or Interact). The results show that all those archetypes were expressed in the sample, being the Interactive archetype the most frequent. The data brought, however, unexpected results, for example, the occurrence of a "hybrid” type with preponderance of two of them. This fact, with other results, seems to indicate the need for revision or extension of the utilized typology, or so far, for a new classification.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/278
Idioma: other
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