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dc.creatorSilva, Neiva Maria Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-12-08T18:27:20Z-
dc.date.available2017-12-08T18:27:20Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.date.submitted2017-10-11-
dc.identifier.citationSILVA, N. M. R. Relações de gênero e sexualidades na formação docente: (des)construção de saberes das graduandas do curso de pedagogia. 2017. 100 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28235-
dc.description.abstractThe aim of this research was to discuss the experiences built by the students of the Education course at Centro Universitário de Formiga around the gender and sexuality topics linked to the deployment phase of the subjects Education and Diversities at the beginning of the students study. The methodological procedures of this research involved the help of the 3 period of the Education course students whom wrote a logbook that could be used as the main register tool which made up the empirical evidence for the quantitative research. The logbook was a key mechanism to the involved people, especially to the researcher who could register her perceptions, opinions, feelings towards the shared experiences and discussions in the meetings related to the topics. The activities were developed in five meetings included in the hours schedule of the Education and Diversity subjects. The found results were treated in qualitative form through the critical methodology.In particular inspired by the studies of the researchers Dagmar Estermann Meyer and Marlucy Alves Paraíso, which made possible to analyze the students notes and their reports. It is hoped the discussion in this present work can contribute to the teachers, who often have questions, see the possibilities of a coherent performance between Education and the Gender and sexuality connections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSexualidade na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectSexuality in educationpt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.titleRelações de gênero e sexualidades na formação docente: (des)construção de saberes das graduandas do curso de pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeSexualites and gender relations in the teaching training: (des) constructing stereotypes of pedagogy course studentspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Xavier, Lidiane Teixeira-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoNesta pesquisa objetivou-se problematizar as experiências construídas pelas discentes do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Formiga acerca da temática gênero e sexualidades articuladas à implantação da disciplina Educação e Diversidades na formação inicial das estudantes e futuras docentes. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa envolveram a participação das graduandas do 3º período do curso de Pedagogia, na elaboração de um diário de bordo que foi utilizado como principal instrumento de registro que constituiu o material empírico na pesquisa quantitativa. O diário de bordo foi um mecanismo fundamental, para que as pessoas envolvidas, inclusive, a pesquisadora, pudessem registrar suas percepções, opiniões, sentimentos em relação às trocas de experiências e discussões durante os encontros diante os temas propostos. As atividades foram desenvolvidas, durante cinco encontros, em uma carga horária da disciplina Educação e Diversidades. Os resultados obtidos foram tratados de forma qualitativa, por meio da metodologia pós-crítica, em especial, inspirados nos estudos das pesquisadoras Dagmar Estermann Meyer e Marlucy Alves Paraíso, nos quais foi possível analisar os registros das discentes e suas narrativas. Espera-se que as problematizações deste trabalho contribuam para a formação de educadoras que, a partir de frequentes questionamentos, vislumbrem possibilidades para uma atuação coerente entre educação e as relações de gênero e sexualidades.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
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