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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Renan Donizete-
dc.date.accessioned2017-12-13T14:37:57Z-
dc.date.available2017-12-13T14:37:57Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.date.submitted2017-10-16-
dc.identifier.citationFONSECA, R. D. Problematizando os “manuais do professor” de história sob a perspectiva da inclusão do outro. 2017. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28251-
dc.description.abstractIn this research, it was proposed to analyze and problematize the orientations given to teachers through the Teacher Manual versions of the textbooks of History in relation to the inclusion of the other, a concept intricate in the Habermasian political theory, that defends the democratic host of the different, thinking here in an expanded way, by different subjects that flee from a model considered standard. For this, it is intended to deepen within the thoughts of inclusion within the democratic theory present in the diverse thinkers of democracy.The development of this research will enable the problematization, based on the perspective of gender studies, which is more concerned with the questions that can be asked to a particular text, than the answers to be found. The problematization will occur based on the qualitative analysis of the contents and the orientations to the teachers present in these versions dedicated to the teachers of the textbooks, and whose orientations can meet the presuppositions of promoting the inclusion of these "others" within the democracy. Think about education as an instrument for strengthening democracy itself, and History Teaching in this context. It is also intended to articulate in this analysis the pertinent discussions on the following topics: democracy, history teaching, textbook and identity. Finally, in this work when articulating these various attempts, it is effort to understand the articulating possibilities among philosophy, sociology, history and education for the understanding and study of the school writings pointed out to teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticospt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.subjectHistory – Study and teachingpt_BR
dc.subjectAnalysis of textbookspt_BR
dc.titleProblematizando os “manuais do professor” de história sob a perspectiva da inclusão do outropt_BR
dc.title.alternativeProblematizing the "history teacher's manuals" from the perspective of including the otherpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Seabra, Elizabeth Aparecida Duque-
dc.contributor.referee2Constâncio, Ângelo-
dc.description.resumoCom esta pesquisa pretendeu-se analisar e problematizar as orientações dadas aos professores pelas versões Manual do Professor dos livros didáticos de História quanto à inclusão do outro, conceito embrenhado na teoria política habermasiana, que defende o acolhimento democrático do diferente, pensado aqui de maneira expandida, por meio de diferentes sujeitos que fogem de um modelo considerado padrão. Para isso, buscou-se aprofundar em pensamentos de inclusão, na teoria democrática, presentes nos diversos pensadores da democracia. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitará a problematização, sistema baseado na perspectiva de estudos de gênero, que se preocupam mais com as perguntas passíveis a se fazer a determinado texto do que às respostas a serem encontradas. A problematização se dará, com base na análise qualitativa dos conteúdos e das orientações aos professores, presentes nestas versões dedicadas aos professores dos livros didáticos e cujas orientações podem ir ao encontro de pressupostos à promoção da inclusão destes “outros” dentro da democracia. Pensa-se a educação como um instrumento de fortalecimento da própria democracia, e o Ensino de História neste contexto. Pretendeu-se, também, articular nesta análise as discussões pertinentes às seguintes temáticas: democracia, ensino de história, livro didático e identidade. Por fim, ao articular estas diversas tentativas, neste trabalho empenha-se na compreensão das possibilidades articuladoras entre filosofia, sociologia, história e educação para a entendimento e estudo dos escritos escolares apontados aos professores.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665562807963959pt_BR
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