Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28296
metadata.artigo.dc.title: Qualidade fisiológica e composição centesimal de sementes de soja convencional e transgênica RR produzidas em diferentes épocas e pulverizadas com glifosato
metadata.artigo.dc.creator: Gris, Cristiane Fortes
Carmozini, Priscila Aparecida
Von Pinho, Edila Vilela de Resende
Volpe, Rodrigo
metadata.artigo.dc.subject: Glicine max
Sementes de soja - Qualidade fisiológica
Transgenia
metadata.artigo.dc.publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
metadata.artigo.dc.date.issued: Dec-2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: GRIS, C. F. et al. Qualidade fisiológica e composição centesimal de sementes de soja convencional e transgênica RR produzidas em diferentes épocas e pulverizadas com glifosato. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 6, n. 3, dec. 2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Objetivou-se avaliar a composição centesimal de sementes de soja RR e convencional produzidas em safra verão e inverno, e de sementes de soja RR submetidas à pulverização com glifosato, correlacionando-as com a qualidade fisiológica das sementes. As sementes foram produzidas na UFLA, Lavras (MG), onde foram realizados os dois ensaios: Produção de sementes em épocas de semeadura, em blocos casualizados com quatro repetições, avaliando-se dez cultivares; e Produção de sementes submetidas à capina e pulverização com herbicida glifosato, avaliando cinco cultivares em parcelas subdivididas com quatro repetições. Todos os tratos culturais foram realizados de acordo com as recomendações para cultura. As análises de qualidade fisiológica foram realizadas na UFLA e as análises bromatológicas no IFSULDEMINAS. No geral, não foram observadas diferenças significativas no ensaio de épocas de semeadura quanto à composição centesimal e qualidade fisiológica de sementes quando avaliado o contraste cultivares convencionais versus transgênicas RR. A utilização do herbicida glifosato em plantas de soja RR não alterou a composição centesimal e a qualidade fisiológica das cultivares em estudo. Para ambos os ensaios não foi possível relacionar a composição centesimal com os resultados de qualidade fisiológica de sementes.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28296
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAG - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Qualidade fisiológica e composição centesimal de sementes de.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons