Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28587
metadata.teses.dc.title: Introdução do palmiteiro (Euterpe edulis Martius) em sistemas agroflorestais em Lavras - Minas Gerais
metadata.teses.dc.creator: Tsukamoto Filho, Antônio de Arruda
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4651044816237355
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Macedo, Renato Luiz Grisi
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Venturin, Nelson
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Morais, Augusto Ramalho de
metadata.teses.dc.subject: Sistemas agroflorestais - Palmiteiro
Palmito - Cultivo
Palmiteiro - Luminosidade
Palmiteiro - Déficit hídrico
Agroforestry systems - Palm heart
Palm heart - Cultivation
Palm heart - Luminosity
Palm heart - Water deficit
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Feb-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: TSUKAMOTO FILHO, A. de A. Introdução do palmiteiro (Euterpe edulis Martius) em sistemas agroflorestais em Lavras - Minas Gerais. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
metadata.teses.dc.description.resumo: Este trabalho avaliou o comportamento inicial e a viabilidade técnica e silvicultural da introdução do palmiteiro (Euterpe edulis Martius) em sistemas agroflorestais em Lavras – Minas Gerais. Para tanto, foram instalados 4 tratamentos no campus da Universidade Federal de Lavras – MG. Os tratamentos foram os seguintes: t1 – plantio de palmiteiro (Euterpe edulis Martius) sob dossel de pinus (Pinus caribaea Morelet var. hondurensis Barr. Et Golf.), implantado no espaçamento 3 m x 2 m; t2 – plantio de palmiteiro (Euterpe edulis Martius) sob dossel de eucalipto (Eucalyptus citriodora Hook), impantado no espaçamento 3 m x 2 m; t3 – plantio de palmiteiro (Euterpe edulis Martius) sob dossel de Mata Secundária Estacional Semicídua Montana, com predominância de angico [Anadenanthera peregrina (Benth.). Speng.]; t4 – plantio de palmiteiro Euterpe edulis Martius) a pleno sol. Cada tratamento foi representado por uma unidade experimental composta de 50 plantas de palmiteiro, dispostas em 5 linhas de plantio, com 10 plantas em cada linha. Utilizou-se o espaçamento 3 m x 1,5 m, o que determinou uma unidade experimental com área igual a 451,5 m². O plantio das mudas de palmiteiro foi realizado em novembro de 1994. Realizou-se uma caracterização estrutural de cada tratamento, através de medições de altura total e comercial, CAP e diâmetro de copas das espécies florestais. Além disso, também foram feitas avaliações da luminosidade, matéria seca da serapilheira, densidade e umidade do solo, temperatura do ar e do solo, disponibilidade de água e análises química, física e matéria orgânica do solo. Avaliou-se o crescimento e o potencial de estabelecimento do palmiteiro aos 6, 18 e 30 meses após plantio, através de medições da altura total (H), diâmetro do colo (DAC), número de folhas e sobrevivência. Os resultados obtidos mostraram que o tratamento palmiteiro x pinus foi o mais adequado ao crescimento e estabelecimento do palmiteiro. Nesse tratamento, o palmiteiro apresentou crescimento em H, DAC e número de folhas crescente ao longo do período de avaliações. Também foi o tratamento com o menor índice de mortalidade, somente 12% ao final de 30 meses de instalação do experimento. Atribui-se a esse potencial de estabelecimento do palmiteiro, neste trabalho, os baixos índices de luminosidade relativa e a disponibilidade de água, que esteve sempre acima do ponto de murcha permanente nas avaliações aos 18 e 30 meses. Os palmiteiros nos tratamentos t2, t3 e t4 apresentaram também valores crescentes, embora baixos, para H e DAC ao longo do período de avaliações, porém os altos índices de mortalidade na última avaliação (t2 = 72%, t3 = 100% e t4 = 100%) propriamente inviabilizavam a sua introdução sob estas condições de plantio. A luminosidade e o déficit hídrico foram os principais fatores limitantes ao crescimento do palmiteiro e também responsáveis pela mortalidade das plantas.
metadata.teses.dc.description.abstract: [Abstract disponível no arquivo em pdf]
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28587
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DCF - Engenharia Florestal - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.