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metadata.teses.dc.title: Na constelação da excitação: reflexões sobre a formação docente em educação física a partir do diálogo com a teoria crítica da sociedade de Christoph Türcke
metadata.teses.dc.title.alternative: In the constellation of excitation: reflexions about the physical education teacher graduation from the dialogue with the critical theory of society by christoph türcke
metadata.teses.dc.creator: Souza, Darlei Francisco de
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/1981009002662332
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Farias, Márcio Norberto
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Betlinski, Carlos
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Losso, Eduardo Guerreiro Brito
metadata.teses.dc.subject: Formação docente em Educação Física
Tecnologia
Christoph Türcke
Physical education teacher graduation
Technology
metadata.teses.dc.date.issued: 10-Apr-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: SOUZA, D. F. de. Na constelação da excitação: reflexões sobre a formação docente em educação física a partir do diálogo com a teoria crítica da sociedade de Christoph Türcke. 2018. 144 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: A presente dissertação se constitui em um trabalho de natureza teórica que teve como objeto de estudo parte da obra do filósofo alemão Christoph Türcke, considerado atualmente um dos principais representantes da chamada Teoria Crítica da Sociedade. O objetivo do trabalho consistiu em apontar as possíveis contribuições para o campo de forças da formação docente em Educação Física decorrentes do diálogo com as formulações teóricas do autor. A necessidade de se levar a cabo tal discussão reside no fato de que a produção filosófica de Türcke nos apresenta uma robusta leitura crítica da sociedade capitalista contemporânea, que é fundamental para compreendermos e enfrentarmos os mais recentes desafios relacionados à problemática da formação humana, principalmente nos contextos penetrados pela alta tecnologia, nos quais se verifica uma onipresença de estímulos sensoriais que reconfiguram o conjunto de relações de nossa sociedade, ao ponto de ser possível afirmar com segurança que vivemos em uma cultura da hiperatividade, ou nos termos de Türcke (2010b; 2016a), “cultura do déficit de atenção”. Assim sendo, nos perguntamos nesta dissertação: de que maneira o diálogo com a obra de Christoph Türcke contribui para pensarmos a formação docente em Educação Física ante aos desafios colocados pela chamada cultura da hiperatividade ou cultura do déficit de atenção? Norteados por esse questionamento, realizamos um exame atento da constelação conceitual construída por Türcke nas obras Filosofia do sonho (2010b), Hiperativos: abaixo a cultura do déficit de atenção (2016a), bem como em entrevistas publicadas em língua portuguesa. Além disso, nos valemos de alguns elementos desenvolvidos pelo autor em Sociedade excitada: filosofia da sensação (2010a). Também buscamos dialogar com os intérpretes brasileiros que estudam essas obras a fim de melhor compreender o pensamento do autor para, a partir disso, ensaiar uma reflexão crítica acerca da formação docente em Educação Física no contexto da cultura da hiperatividade ou cultura do déficit de atenção. Deste modo, dividimos o trabalho em quatro capítulos. No primeiro deles procuramos apresentar a área da Educação Física, com dedicação especial ao modo com o qual a questão da formação docente se estrutura no campo, enfatizando os principais desafios apontados na literatura e argumentando como o corpo inundado por estímulos sensoriais tem se constituído em um desafio para a formação docente na área. No segundo capítulo, buscamos traçar a trajetória biográfica e formativa de Türcke, procurando evidenciar as influências teóricas que constituem a base de seu pensamento, assim como os pontos onde se situam os avanços que sua teoria pode proporcionar para a reflexão sobre o fenômeno formativo na sociedade contemporânea. No terceiro capítulo, nos dedicamos a analise e discussão das formulações teóricas presentes nas obras analisadas para, no quarto capítulo, apontar a contribuição desse diálogo para a formação de professores/as de Educação Física, sobretudo no que concerne a dois pontos: i) o próprio processo de formação do/a professor/a; ii) os desafios que se expressam em seu trabalho cotidiano nas escolas decorrentes da cultura do déficit de atenção.
metadata.teses.dc.description.abstract: The current dissertation constitutes of a paper of theoretical nature that aimed at studying a part of the German philosopher Christoph Türcke’s work, currently considered one of the main representatives of the theory called Critical Theory of Society. The aim of this paper constituted of pointing out the possible contributions to the field of forces of the Physical Education teacher graduation resulting from the dialogue with the author’s theoretical formulations. The need to carry out such discussion resides in the fact that Türcke’s philosophical works present us some robust critical reading on the contemporary capitalistic society. Such reading is fundamental for us to understand and face the most recent challenges related to the problematic of human formation, mainly in the contexts penetrated by high technology, in which one can verify a ubiquity of sensorial stimuli that reshape the set of relationships of our society, so much so that it is possible to affirm with certainty that we live in a hyperactivity culture, or as Türcke (2010b; 2016a) puts it, “attention deficit disorder culture”. Thus, we ask ourselves in this dissertation: in what ways does the dialogue with Christoph Türcke’s works contribute to thinking the Physical Education teacher graduation facing the challenges posed by the culture called hyperactivity culture or attention deficit disorder culture? Guided by this question, we carried out a thorough examination of the conceptual constellation built by Türcke in his papers Philosophy of dreams (2010b), Hyperactive: down with the attention deficit disorder culture (2016a), as well as interviews published in Portuguese. Besides that, we make use of some elements which were developed by the author in Excited Society: philosophy of sensation (2010a). We also sought to dialogue with the Brazilian interpreters that study these works in order to better understand the author’s thinking so that, by doing so, we can attempt at a critical reflection about the Physical Education teacher graduation in the context of hyperactivity culture or attention deficit disorder culture. This way, we divided the paper into four chapters. In the first of them, we sought to introduce the area of Physical Education, with special dedication to the way in which the subject of teacher graduation is structured in the field, emphasizing the main challenges pointed out in literature and arguing how the body overwhelmed by sensorial stimuli has constituted a challenge for the graduation of teachers in the area. In the second chapter, we sought to trace Türcke’s biographic and formative trajectory, attempting to evidence the theoretical influences that constitute the basis of his thinking, as well as the location of points of advancement which his theory can provide for the reflection about the formative phenomenon of the contemporary society. In the third chapter, we dedicated to the analysis and discussion of the theoretical formulations that are present in the analyzed works in order to — in the fourth chapter — show the contribution of this dialogue to the Physical Education teacher graduation, above all, to what two points concern: i) the teachers’ own process of graduation; ii) the challenges that are expressed in their daily work in schools resulting from the attention deficit disorder culture.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29005
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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