Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29078
Título: Criopreservação de sementes do gênero Coffea: melhoria de protocolo para Coffea arabica L. e estudos preliminares para Coffea canephora Pierre
Título(s) alternativo(s): Cryopreservation of seeds of the Coffea genus: improvement of the protocol for Coffea arabica L. and preliminary studies for Coffea canephora Pierre
Autores: Rosa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da
Silva, Luciano Coutinho
Guimarães, Renato Mendes
Oliveira, João Almir
Carvalho, Milene Alves de Figueiredo
Vieira, Elisa Serra Negra
Palavras-chave: Café - Sementes
Sementes - Criopreservação
Secagem em sílica
Enzimas antioxidantes
Sementes - Qualidade fisiológica
Coffee - Seeds
Seeds - Cryopreservation
Drying on silica
Antioxidant enzymes
Seeds - Physiological quality
Data do documento: 20-Abr-2018
Editor: Universidade Federal de Lavras
Citação: COELHO, S. V. B. Criopreservação de sementes do gênero Coffea: melhoria de protocolo para Coffea arabica L. e estudos preliminares para Coffea canephora Pierre. 2018. 84 p. Tese (Doutorado em Agronomia/Fitotecnia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: Devido à importância econômica e social do café para o Brasil e internacionalmente, a conservação do seu recurso genético torna-se muito importante. Entretanto, devido a sensibilidade ao armazenamento convencional das sementes de Coffea spp., alternativas biotecnológicas tal como a criopreservação tem sido requerida. O objetivo neste trabalho foi investigar a técnica mais adequada para a criopreservação de sementes de Coffea canephora Pierre, bem como aprimorar protocolos existentes para sementes da espécie Coffea arabica L. Alterações fisiológicas e bioquímicas foram utilizadas para o entendimento dos efeitos decorrentes das diferentes etapas da criopreservação nas sementes de café. Neste contexto, três estudos foram realizados. No primeiro trabalho, foi avaliado qual a melhor velocidade de secagem, bem como o teor de água ideal para posterior criopreservação de sementes de C. canephora. No segundo estudo, foi avaliada a criopreservação de sementes de C. canephora por resfriamento lento, onde foram testadas diferentes velocidades e temperaturas de préresfriamento antes da imersão em nitrogênio líquido, e o melhor protocolo para o resfriamento lento foi comparado ao resfriamento rápido. E, num terceiro estudo, avaliou-se a sensibilidade à criopreservação de sementes de cultivares comerciais de C. arabica por imersão direta em nitrogênio líquido após secagem rápida e lenta. Para sementes de C. canephora, a umidade de 0,25 g.g -¹ proporciona maior sobrevivência após criopreservação, sendo que a velocidade de secagem afeta a qualidade fisiológica das sementes criopreservadas, sendo a rápida em sílica gel mais favorável que a lenta em solução salina saturada de NaCl. A atividade das enzimas catalase, esterase, glutamato oxalacetato transaminase e polifenol oxidase são indicadoras da qualidade de sementes de C. canephora submetidas à criopreservação. As sementes de C. canephora respondem melhor à criopreservação por resfriamento rápido, ou seja, imersão direta em nitrogênio líquido, quando comparado ao resfriamento lento. A secagem das sementes de C. canephora até o teor de água de 0,25 g.g -1 não prejudica a viabilidade das sementes. Sementes de C. arabica apresentam melhor qualidade fisiológica após secagem lenta, mas a secagem rápida é mais indicada para a criopreservação das sementes desta espécie. As sementes das cultivares investigadas podem ser criopreservadas, sendo a Catuaí Amarelo a mais tolerante e a Arara a mais sensível à criopreservação, independentemente da velocidade de secagem.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29078
Aparece nas coleções:Agronomia/Fitotecnia - Doutorado (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.