Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29119
metadata.eventos.dc.title: Serviço de procuradoria informacional como apoio à formação e desenvolvimento de acervo
metadata.eventos.dc.title.alternative: Information advocacy service as a support for the acquisition and collection development
metadata.eventos.dc.creator: Borges, Eduardo César
Amaral, Fernanda Vasconcelos
Bernardes, Junior Assis Barreto
Ribeiro, Nivaldo Calixto
metadata.eventos.dc.subject: Desenvolvimento do acervo
Procuradoria Informacional
Planejamento institucional
Instrumentos de avaliação do acervo
Collection development
Informational Advocacy
Institutional planning
Collection evaluation instruments
metadata.eventos.dc.date.issued: 20-Apr-2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: BORGES, E. C.; AMARAL, F. V.; RIBEIRO, N. C. Serviço de procuradoria informacional como apoio à formação e desenvolvimento de acervo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2018. p. 1-15.
metadata.eventos.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o serviço de Procuradoria Informacional para apoio à formação e desenvolvimento de coleções. Apresenta uma análise comparativa entre os instrumentos de avaliação de cursos de graduação do MEC de 2017 e anterior. Expõe uma breve conceituação sobre desenvolvimento de coleções e sobre Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Foi utilizado um estudo de caso, por meio de análise documental, e apresenta um modelo de gestão de bibliografias de cursos de graduação. Conclui que é de suma importância o acompanhamento dos avanços da instituição e o envolvimento da biblioteca universitária na tomada de decisões relacionadas ao planejamento de recursos tecnológicos e de aquisição, com base nas mudanças das exigências dos órgãos fiscalizadores do MEC, entre outros fatores.
metadata.eventos.dc.description.abstract: This paper aims to present an experience report about the service of Informational Advocacy to support the formation and development of collections. It presents a comparative analysis between the evaluation instruments for undergraduate courses released by the Brazilian Ministry of Education (MEC) in 2017 and previous year. It presents a brief conceptualization on collection development and on Acquisition and Collection Development Policy. It was used a case study, through documentary analysis, and it presents a model to manage undergraduate courses bibliographies. The article concludes that it is extremely important to monitor the university institutional progress and involve the university library in the decision making process about planning the technological resources and acquisition inside the institution, which must be based on the alterations of the requirements of MEC’s inspection bodies, among other factors.
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:BU - Trabalhos apresentados em eventos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons