Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29280
metadata.teses.dc.title: “Essencialmente agrícola”?: progresso, modernização e propaganda agrícola nas entrelinhas da revista O Agricultor (1922-1943)
metadata.teses.dc.title.alternative: "Essentially agricultural"?: progress, modernization and agricultural propaganda in between the lines of O Agricultor magazine (1922-1943)
metadata.teses.dc.creator: Moreira, Eliane Oliveira
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5133255805136665
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Romaniello, Marcelo Márcio
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Castro, Conrado Pires de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Moreira, Marcelo Sevaybricker
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Martinez, Paulo Henrique
metadata.teses.dc.subject: Especialização agrícola
Propaganda agrícola
Agroindústria - História - Lavras (MG)
Economia agrícola - Lavras (MG)
Modernização agrícola - Lavras (MG)
Desenvolvimento econômico - Lavras (MG)
Lavras (MG) - Aspectos econômicos - História
Periódicos - História - Lavras (MG)
Agricultural specialization
Agricultural advertising
Agribusiness - History - Lavras (MG)
Agricultural economics - Lavras (MG)
Agricultural modernization - Lavras (MG)
Economic development - Lavras (MG)
Lavras (MG) - Economic Aspects - History
Periodicals - History - Lavras (MG)
metadata.teses.dc.date.issued: 18-May-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: MOREIRA, E. O. “Essencialmente agrícola”?: progresso, modernização e propaganda agrícola nas entrelinhas da revista O Agricultor (1922-1943). 2018. 234 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Este trabalho foi realizado com base na análise da revista O Agricultor, publicada pela Escola Agrícola de Lavras, em Minas Gerais, no período de 1922 a 1943. O número de revistas analisadas foram 107, que correspondem a 115 números de edição do total de 136. As etapas desse trabalho se resumem em: mapeamento, digitalização, catalogação e análise das revistas. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo bibliográfica e documental. Baseou-se na concepção de documento/monumento, que, numa fragmentação da revista, se pretendeu desvendar os mitos e verdades construídos. Com este trabalho pôde-se observar que a revista tinha características comerciais e visava como público produtores agrícolas capitalizados. A influência dos EUA se demonstrou forte, principalmente, pela forma como a escola orientou o seu Serviço de Propaganda Agrícola, percebida pela revista O Agricultor. A revista se alinhava às ideias de modernização e progresso da época e tinha a agricultura como promotora do desenvolvimento, pautado na exportação de bens primários. Baseada em modelos estrangeiros, à luz dos países centrais, se difundia a ideia de que o Brasil era um país essencialmente agrícola. Tal preposição mantinha o Brasil em condições desfavoráveis na Divisão Internacional do Trabalho, que ao longo do tempo acentua a condição de subdesenvolvimento. A revista O Agricultor difundia um pensamento e comportamento que contribuí para o estabelecimento do capitalismo.
metadata.teses.dc.description.abstract: This work was carried out based on the analysis of the magazine O Agricultor, published by the Agricultural School of Lavras, in Minas Gerais, from 1922 to 1943. The number of analyzed magazines was 107, corresponding to 115 edition numbers of the total of 136 .The stages of this work are summarized in: mapping, digitization, cataloging and analysis of magazines. The research was qualitative character, being bibliographic and documentary. It was based on the conception of document/monument, which, in a fragmentation of the magazine, was intended to unveil the myths and constructed truths. With this work it could be observed that the magazine had commercial characteristics and targeted as public capitalized agricultural producers. The influence of the USA was demonstrated mainly by the way the school guided its Agricultural Propaganda Service, perceived by the magazine O Agricultor. The magazine aligned itself with the ideas of modernization and progress of the time and had agriculture as a promoter of development, based on the export of primary goods. Based on foreign models, in the light of the central countries, the idea was spread that Brazil was an essentially agricultural country. Such a preposition kept Brazil under unfavorable conditions in the International Labor Division, which over time accentuates the condition of underdevelopment. The magazine O Agricultor spread a thought and behavior that contributed to the establishment of capitalism.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29280
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



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