Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leitão, Ulisses Azevedo | - |
dc.creator | Fernandes, José Amilton | - |
dc.creator | Lage, Gilberto | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T12:57:47Z | - |
dc.date.available | 2018-05-24T12:57:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-01 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, U. A.; FERNANDES, J. A.; LAGE, G. Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 290-315, abr. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p290>. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29304 | - |
dc.description.abstract | This paper presents the development of a didactic sequence for the teaching and learning of the concept of magnetic force in a structured investigative experimental approach. It describes the design and development of an experimental prototype for measuring the magnetic force and discusses the tested settings. It is proposed a didactic transposition strategy aiming to the conceptual reasoning, using the cognitive conflict as a methodological strategy to instigate the development of conceptual profiles of the students, focused on the issue of symmetry relations of the magnetic interaction. The proposal is based on the epistemology of Bachelard and the Theory of Conceptual Profiles. The results allow us to recognize the effectiveness of the proposed methodology and the need for fostering the conceptual differentiation between the electric and magnetic interactions. The use of the prototype allows you to build concept of the right hand rule and its application in the formalization of the topic from an experimental point of view. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Cadernos Brasileiros de Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Perfis conceituais | pt_BR |
dc.subject | Obstáculo epistemológico | pt_BR |
dc.subject | Conflito cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Interação magnética | pt_BR |
dc.title | Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptual profiles investigation in an experimental activity on magnetic force in High School | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem do conceito de força magnética sobre cargas em movimento, em uma abordagem experimental semiestruturada. Descreve-se a concepção e o desenvolvimento de um protótipo experimental para medir a força magnética e discute-se as configurações testadas. Propõe-se uma estratégia de transposição didática que visa o questionamento conceitual, utilizando o conflito cognitivo como estratégia metodológica para instigar a evolução dos perfis conceituais dos estudantes, com foco na questão das relações de simetria da interação magnética. A proposta de análise se baseia na epistemologia de Bachelard e na Teoria de Perfis Conceituais. Os resultados permitem comprovar a eficácia da metodologia proposta, bem como a necessidade de fomentar a diferenciação conceitual entre as interações elétrica e magnética. O uso do protótipo permite construir o conceito de regra da mão direita e sua aplicação na formalização do tema a partir da evidência experimental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEX - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre.pdf | 930,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons