Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29444
metadata.teses.dc.title: Cultivando saberes: diálogos sobre a produção de sementes de alface com estudantes de Agronomia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
metadata.teses.dc.title.alternative: Cultivating knowledge: dialogues on production of lettuce seeds with students Agronomia of IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
metadata.teses.dc.creator: Franco, Fernanda Pereira
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7021967600040756
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Gomes, Luiz Antonio Augusto
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria de Lourdes Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Pereira, Viviane Santos
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Oliveira, Cleiton Lourenço de
metadata.teses.dc.subject: Lactuca sativa L.
Metodologias participativas
Extensão universitária
Alface - Sementes
Participatory methodologies
University Extension
Lettuce - Seeds
metadata.teses.dc.date.issued: 8-Jun-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: FRANCO, F. P. Cultivando saberes: diálogos sobre a produção de sementes de alface com estudantes de Agronomia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. 2018. 81 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: A motivação para essa pesquisa surgiu das experiências vividas no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, juntamente com a convivência com agricultores familiares e a assimilação de algumas de suas necessidades, considerando a produção agrícola da região e a assistência técnica recebida por esses agricultores. Ela teve como objetivo criar espaços dialógicos para construção do conhecimento sobre a produção de sementes de alface com estudantes do curso de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. Estes espaços foram construídos junto aos estudantes do 7º período do curso, durante a realização de dois dias de campo, utilizando-se de uma pesquisa-experimental com seis cultivares de alface (Camila, Laurel, Luisa, Regina 71, Rubete e Verônica). A pesquisa foi realizada em Inconfidentes. Realizou-se a partir daí um estudo social por meio da aplicação de duas questões problematizadoras, com a aplicação de um questionário e um grupo focal. Foi também confeccionada, de forma participativa, uma cartilha sobre produção de sementes de alface. As avaliações do estudo social foram feitas utilizando a metodologia da análise de frequência, enquanto que para a pesquisa-experimental foram realizadas análises de variância e testes de médias para as características de germinação e vigor das sementes, massa de mil sementes (g) e massa de produção de sementes (Kg.ha-1). O delineamento experimental adotado foi o Inteiramente Casualizado, com quatro repetições e 10 plantas por parcela. Foi possível destacar acerca dos espaços dialógicos que em relação à importância do diálogo, a maior parte dos estudantes entende o diálogo como sendo de grande importância. Ao participarem das atividades propostas durante essa pesquisa, os estudantes passaram a ter acesso a diferentes informações sobre a produção de sementes, podendo a partir daí entender a produção de sementes de alface como uma possibilidade a ser estudada e apresentada ao produtor. Já em relação aos resultados da pesquisa-experimental, conclui-se que é possível realizar a produção de semente de alface das cultivares utilizada neste experimento na região de Inconfidentes. Verificou-se que é possível produzir um insumo, no caso a semente com qualidade e quantidade para utilização própria.
metadata.teses.dc.description.abstract: The motivation for this research arose from the experiences of IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, together with the coexistence with family farmers and the assimilation of some of their needs, considering the agricultural production of the region and the technical assistance received by these farmers. The objective of this project was to create dialogic spaces for the construction of knowledge about the production of lettuce seeds with students from the Agronomic Engineering course of IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. These spaces were built together with the students of the 7th period of the course, during two days of field, using an experimental research with six lettuce cultivars (Camila, Laurel, Luisa, Regina 71, Rubete and Verônica). The research was conducted in Inconfidentes. From this, a social study was carried out through the application of two problematizing questions, with the application of a questionnaire and a focus group. A leaflet on lettuce seed production was also made in a participatory manner. The evaluations of the social study were made using the frequency analysis methodology, while for the experimental research were performed variance analysis and tests of means for the characteristics of seed germination and vigor, mass of one thousand seeds (g) and mass of seed production (Kg.ha-1). The experimental design was completely randomized, with four replications and 10 plants per plot. It was possible to emphasize about the dialogical spaces that in relation to the importance of the dialogue, most of the students understand the dialogue as being of great importance. By participating in the activities proposed during this research, the students had access to different information about seed production, and from that point on, they could understand the production of lettuce seeds as a possibility to be studied and presented to the producer. Regarding the results of the experimental research, it is concluded that it is possible to produce the lettuce seed of the cultivars used in this experiment in the Inconfidentes region. It has been found that it is possible to produce an input, in this case the seed with quality and quantity for own use.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29444
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.