Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29505
metadata.teses.dc.title: A comunidade escolar e interação com a reserva biológica Pinheiro Grosso em Barbacena-MG
metadata.teses.dc.creator: Couto, Suelen Ferreira Matoso
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5788368610966847
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Paula, Maria das Graças
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Luciana Braga
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Silva, Sabrina Soares da
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Campos, Ana Luiza Garcia
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Mafra, Luiz Antônio Staub
metadata.teses.dc.subject: Áreas naturais protegidas
Desenvolvimento socioambiental
Educação ambiental
Gestão pública ambiental
Percepção ambiental
Protected natural areas
Socio-environmental development
Environmental education
Environmental public management
Environmental perception
metadata.teses.dc.date.issued: 22-Jun-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: COUTO, S. F. M. A comunidade escolar e interação com a reserva biológica Pinheiro Grosso em Barbacena-MG. 2018. 73 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: As Reservas Biológicas (REBIO) brasileiras, instituídas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), são caracterizadas Unidades de Conservaçã o de Proteção Integral (PI), sendo consideradas as áreas protegidas mais restritivas do Sistema. Porém, essas Unidades de Conservação da Natureza (UCs) instituídas por Lei, sob administração federal, estadual e em especial as municipais, muitas vezes não c umprem os objetivos de sua criação e também os estabelecidos pelo SNUC. No Brasil, a criação, implantação e gestão de UCs, tem ligação direta com a Educação Ambiental (EA). O SNUC responsável pela organização e definição de critérios na instituição das Unidades de Conservação brasileiras, define a EA como instrumento que pode possibilitar o alcance dos objetivos relacionados à participação social e à conservação da natureza, inclusive nas Unidades de PI. A REBIO Pinheiro Grosso, unidade de conservação municipal localizada no distrito rural de Pinheiro Grosso, Barbacena/Minas Gerais, pode-se citar como potencialidades desta UC a presença de importantes remanescentes florestais da Mata Atlântica e grande relevância na produção hídrica da região. Encontra-se próxima a Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo, embora não existam pesquisas sobre a interação entre esta UC e a escola local. Dessa forma, na perspectiva de compreender a relação da comunidade escolar com a REBIO Pinheiro Grosso, na presente pesquisa os objetivos foram: caracterizar e discutir as formas de uso da Reserva Biológica; investigar a existência de ações de EA desenvolvidas pela escola, discutindo se elas interferem na interação dos estudantes com a Reserva e analisar a percepção ambiental dos estudantes do 6º ano e professores do ensino fundamental II, da Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo em relação a Reserva Biológica Pinheiro Grosso. O presente estudo se caracteriza como um estudo de caso, com aplicação de questionário semiestruturado aos 12 professores da Escola Municipal em questão, sendo utilizada técnica de grupos focais com os adolescentes do 6º ano do ensino fundamental II, além de pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que esta Unidade de Conservação não investe em programas de educação ambiental com seu entorno e que não são divulgadas informações sobre as características e objetivos da UC, em especial para comunidade escolar. O poder público municipal de Barbacena, responsável pela administração da Reserva Biológica deve tornar públicas as potencialidades e formas de uso desta UC, bem como fomentar a preservação dessa área protegida pelo entorno. Os estudantes e professores demonstraram ter profundo interesse em desenvolver projetos escolares além dos limites da escola, para melhorar a qualidade de vida e integração com o espaço natural onde vivem, nesse sentido, acredita-se que a comunidade escolar deve buscar parcerias junto a entidades como o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais campus Barbacena, a fim de propor participação em trabalhos de extensão que envolvam educação ambiental e a REBIO.
metadata.teses.dc.description.abstract: The Brazilian Biological Reserves (REBIO), instituted by the National System of Nature Conservation Units (SNUC), are characterized as Protected Areas (PA) of Integral Protection (IP), it is considered the most restrictive protected areas of the System. However, these Conservation Units of Nature (UCs) established by law, under federal, state and especially municipal administration, often do not reach the objectives of its creation and also those established by SNUC. In Brazil, the creation, implementation and ma nagement of PA has direct link with Environmental Education (EA). The SNUC is responsible for the organization and the criteria definition of the Brazilian Conservation Units and defines EA as an instrument that can make it possible to reach the objectives related to social participation and nature conservation, including in IP Units. A REBIO Pinheiro Grosso, a municipal conservation unit located in the rural district of Pinheiro Grosso, Barbacena / Minas Gerais - Brasil has an important biological diversit y, located close to the Municipal School Coronel Camilo Gomes de Araújo. It is known that the interaction between this PA and the local school is considered fragile and sporadic. In order to understand the potentialities, the reasons for its creation and its socioenvironmental importance, in addition to understand the relationship between the Municipal School and the REBIO Pinheiro Grosso, these research aims to characterize and discuss the use of the Biological Reserve area; to investigate the existence of EA actions developed by the school, discussing if those actions interfere in the students' interaction with the Reserve, and finally, to analyze the environmental perception of students and the elementary school teachers of the Municipal School Coronel Camilo Gomes de Araújo in relation to the Biological Reserve. For the construction of the theoretical-empirical referential, interviews were carried out with teachers and students, as well as extensive bibliographical and documentary research. It was concluded that the municipality of Barbacena, responsible for the administration of the PA should make public the potentialities and ways of use of this area, as well as invest in a continuous and emancipatory educational programs, at the municipal schools. One of this potentialities is the presence of important remnant of Atlantic Forest and great relevance in the water production of the region. Students and teachers have shown a deep interest in developing school projects beyond the limits of the school, in order to improve the quality of life and integration with the surrounding natural space, in this sense, it is believed that the school community should seek partnerships with the Federal Institute of Minas Gerais campus Barbacena in order to propose participation in extension work involving the REBIO.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29505
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



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