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Campo DCValorIdioma
dc.creatorValadares, Josiel Lopes-
dc.creatorVilas-Boas, Ana Alice-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.creatorMorel, Aline Pereira Sales-
dc.creatorAmâncio, Júlia Moretto-
dc.date.accessioned2018-07-13T15:48:24Z-
dc.date.available2018-07-13T15:48:24Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationVALADARES, J. L. et al. O "cidadão hedonista": diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 966-983, out./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29643-
dc.description.abstractThis paper aims to understand the challenges that hyperconsumerism poses for participatory citizenship in Brazilian society from the perspective of theories that seek to understand the implications of the key role played by consumption in contemporary society. The inspiration for this study has been government policies that have encouraged the acquiring of bank accounts and the promotion of easier access to credit as well as the creation of income distribution plans, and their potential impact on participatory citizenship. In methodological terms, this paper is a theoretical essay. In terms of its results, it points out that the creation of a hedonistic consumer culture in our society may lead to the emphasizing of individualism at the expense of collective demands. That is, public policies implemented during this period may have indirectly, as one of their consequences, stimulated citizenship by inclusion through consumption, which is regarded as an unequal, depoliticizing, and alienating construction of citizenship. Therefore, while social inclusion through consumption may minimize some of the social inequalities present in this country, it may also lead to the confusing of participatory citizenship with mere monetary inclusion in the consumer market. This form of inclusion may contribute to the diminishing of the differences between the social classes through consumption, but it also frequently just provides these people with the illusion of being in a higher class and that they can enjoy the benefits that this class has to offer.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectCultura de consumopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectHedonismopt_BR
dc.subjectSocial classespt_BR
dc.subjectConsumer culturept_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleO "cidadão hedonista": diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeThe 'hedonistic citizen': dialogues on consumption and participatory citizenship in contemporary societypt_BR
dc.title.alternativeEl "ciudadano" hedonista: diálogos sobre el consumo y ciudadanía en la sociedade contemporáneapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender os desafios que se impõem à cidadania com o advento do fenômeno do hiperconsumo na sociedade brasileira pela perspectiva das teorias que procuram entender as implicações da centralidade do consumo na sociedade contemporânea. Esse objetivo surge da reflexão sobre o aumento gradativo das muitas políticas governamentais de incentivo à bancarização, ao acesso facilitado ao crédito, bem como à criação de planos sociais de distribuição de renda e aumento dos salários ocorridos nos últimos anos e seus possíveis impactos sobre a cidadania. Em termos metodológicos este trabalho é um ensaio teórico. Como resultados, aponta-se que produzir uma cultura de consumo hedonista em nossa sociedade poderia enfatizar o individualismo em detrimento das demandas coletivas. Ou seja, as políticas públicas implementadas no período poderiam ter como uma de suas consequências, ainda que indiretas, o estímulo à cidadania pela inclusão do consumo, considerada um processo de construção desigual, despolitizador e alienador da cidadania. Portanto, dizer que pelo consumo as pessoas se tornarão socialmente incluídas minimizaria os efeitos sociais decorrentes da desigualdade social presente em nosso país e ainda contribuiria para que o exercício da cidadania fosse confundido apenas com a inclusão monetária no mercado de consumo. Em outras palavras, contribuiria para que as distâncias existentes entre as classes sociais diminuíssem pelo consumo, ou pela ilusão de que o consumo as colocasse em uma classe superior, podendo comungar dos benefícios propiciados pelo capital econômico.pt_BR
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