Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMissagia, Simone Velloso-
dc.creatorOliveira, Solange Riveli-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.date.accessioned2018-07-13T15:55:46Z-
dc.date.available2018-07-13T15:55:46Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationMISSAGIA, S. V.; OLIVEIRA, S. R.; REZENDE, D. C. de. Motivações relacionadas à escolha alimentar: segmentação de consumidores. Agroalimentaria, Caracas, v. 23, n. 44, p. 107-121, ene./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6108950pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29644-
dc.description.abstractFood consumption is not only subject of interest for academics and companies of the food sector, but also it interests government authorities. This is a quantitative study and its objective is to understand consumers’ behavior on their food choices by analyzing motives, which influence people on food consumption. As food choice motivation, the following elements were selected: healthiness, taste, price, safety, convenience and social interactions. For this, visits were made in supermarkets and market places in Lavras city, which is located in the South of Minas Gerais, Brazil. People were approached and requested to participate in a survey. Thus, 309 structured questionnaires were applied via internet. Performing cluster analysis was used to search which motives influenced and characterized these consumers’ food choice. Analyses enabled to identify that there are indulgent consumers, but also there are demanding ones, who assign importance to both hedonic aspects (taste and socialization) and health-related motives. Furthermore, a cluster showed to be focused on health and another one seemed to be budget-oriented. Each cluster has a socio demographic profile, which not always coincided with the general profile of the sample; it realizes that socio demographic aspects influence on food choice and, consequently, clusters characterization. Analysis also enables to identify that the motives related to health not necessarily are incompatible with the pursuit of pleasure for a group of consumers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad de Los Andespt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Agroalimentariapt_BR
dc.subjectAnálise de clusterpt_BR
dc.subjectConsumo alimentarpt_BR
dc.subjectInfluências sóciodemográficaspt_BR
dc.subjectCluster analysispt_BR
dc.subjectFood consumptionpt_BR
dc.subjectSocio-demographic influencespt_BR
dc.titleMotivações relacionadas à escolha alimentar: segmentação de consumidorespt_BR
dc.title.alternativeMotivaciones relacionadas con la elección de alimentos: segmentación de los consumidorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO consumo de alimentos não é apenas um assunto de interesse para acadêmicos e empresas do setor alimentício, mas também para autoridades governamentais. O presente estudo é de natureza quantitativa, tendo como objetivo entender o comportamento dos consumidores do ponto de vista das escolhas alimentares através da análise dos motivos que influenciam tais decisões. Entre as motivações de escolha alimentar constam: ser saudável, sabor, preço, segurança, conveniência e socialização. Para cumprir o objetivo foram realizadas visitas a supermercados e feiras livres na cidade de Lavras, localizada no sul de Minas Gerais, Brasil. Nestes locais as pessoas eram abordadas e solicitadas a participarem da entrevista. No total, foram aplicados 309 questionários estruturados enviados via internet. Por meio da análise de cluster, buscou-se investigar quais motivos influenciam e caracterizam a escolha alimentar desses consumidores, de acordo com o seu perfil. As análises possibilitaram identificar que, da mesma forma que há consumidores indulgentes, há também consumidores exigentes, os quais atribuem importância tanto para aspectos hedônicos (sabor e socialização) quanto para motivos relacionados à saúde. Além disso, um grupo de consumidores mostrou-se bastante focado na saúde e outro grupo se mostrou poupador. Cada grupo apresentou um perfil sócio-demográfico que nem sempre coincidiu com o perfil geral da amostra. Constatou-se a influência dos aspectos sócio-demográficos quanto às escolhas alimentares e, por conseguinte, na caracterização dos clusters. As análises possibilitaram identificar que os motivos relacionados à saúde não são contrários à busca pelo prazer.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.