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metadata.artigo.dc.title: Fatores determinantes para empresas familiares empreendedoras
metadata.artigo.dc.title.alternative: Determinant factors for entrepreneurial management in family businesses
metadata.artigo.dc.creator: Andrade, Daniela Meirelles
Lima, Juvêncio Braga de
Muylder, Cristiana Fernandes de
Antonialli, Luiz Marcelo
metadata.artigo.dc.subject: Empresas familiares empreendedoras
Análise fatorial
Construção de escala
Entrepreneurial family businesses
Construction of scale
Factor analysis
metadata.artigo.dc.publisher: UNIFACS
metadata.artigo.dc.date.issued: Jan-2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ANDRADE, D. M. et al. Fatores determinantes para empresas familiares empreendedoras. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 18, p. 330-348, jan./dez. 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi validar uma escala para mensurar as práticas de gestão de empresas familiares empreendedoras (EFE). Teoricamente conceituou EFE, as quais são influenciadas pelas ações de encaminhamento da sucessão, pela formação diferenciada dos sucessores, pela condução do processo de transmissão patrimonial e gerencial e pelo papel do fundador, ou predecessor. O conjunto destas variáveis constituem diferentes vertentes de ações empreendedoras, pois geram possibilidades de impulsionar o desenvolvimento das EFE, permitindo observar o fenômeno do intraempreendedorismo. Realizou-se um survey em 120 empreendimentos familiares, por meio da aplicação de questionários. Para análise dos dados utilizou-se a análise fatorial exploratória. O estudo gerou uma escala para mensurar a capacidade de empreender de empresas familiares. Inicialmente formou-se dois fatores: aceitabilidade e credibilidade. Pelo critério da raiz latente foram extraídos mais três fatores, o que sugere a formação de cinco fatores para estudar a formação de EFE, que são: aceitabilidade, credibilidade, legitimidade, liderança e confiança, avançando nos estudos anteriores descritos.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The objective of this study was to validate a scale to measure the management practices of entrepreneurial family businesses (EFE). Theoretically conceptualized EFE, which are influenced by routing shares of succession, the differentiated training of successors, the conduct of the asset management and transmission process and the role of the founder, or predecessor. The set of these variables constitute different strands of entrepreneurial actions, since they generate possibilities to boost the development of SPEs, allowing to observe the phenomenon of intrapreneurship. A survey was carried out in 120 family enterprises, through the application of questionnaires and data analysis used the factor analysis. The study created a scale to measure the capacity to undertake family business. Initially two factors were formed: acceptability and credibility and then, using the latent root criterion, it was new others three factors, suggesting the formation of five factors to study the formation which suggests the formation of five factors to study the formation of EFE, which are: acceptability, credibility, legitimacy, leadership and trust.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/4260
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29660
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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