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Título: Ações educativas do SENAR em Minas Gerais: a experiência dos egressos de cursos de capacitação
Título Alternativo: SENAR educational activities in Minas Gerais state: an experience of vocational courses graduates.
Autor(es): Ribeiro, Aureo Eduardo Magalhães
Ribeiro, Cláudia Maria
Lima, Juvêncio Braga de
Pereira, José Roberto
Souza, João Valdir Alves de
Assunto: Desenvolvimento rural
Capacitação
Promoção social
Profissionalização rural
SENAR
Rural development
Capacitation
Social promotion
Rural professionalization
Data de publicação: 19-Ago-2014
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: OLIVEIRA, E. R. de. Ações educativas do SENAR em Minas Gerais: a experiência dos egressos de cursos de capacitação. 2005. 234 p. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: As múltiplas realidades que existem na sociedade brasileira, demonstrando ausência ou reduzida assistência de políticas públicas em alguns locais ou segmentos sociais, têm despertado o interesse de pesquisadores em estudar o fenômeno da desigualdade do desenvolvimento e oferecer subsídios para torná-lo menos assimétrico entre regiões, estados e municípios. Este estudo foi realizado nessa perspectiva, tendo como objetivo analisar a ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no desenvolvimento rural em Minas Gerais, considerando suas ações educativas de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS), desenvolvidas no período de 1993 a 2003. A metodologia utilizada envolveu ajustamentos e combinações de técnicas de pesquisa. Assim foi constituída uma amostra estratificada de egressos de cursos de FPR e de PS, segundo critérios não-probabilísticos ou intencionais - para a seleção dos municípios de origem dos egressos - e probabilísticos proporcionados - para a seleção dos egressos entrevistados. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que os cursos do SENAR distribuíram-se de forma heterogênea pelas regiões do estado, havendo maior concentração em regiões de agropecuária extensiva e ou de agricultura familiar não integrada; que o público do SENAR para as ações de FPR e de PS é pluriativo, formado, na maioria, por pequenos produtores rurais que têm a produção, ou o que dela processam de modo artesanal, voltada em grande parte para o autoconsumo, embora haja casos de produtores com processos produtivos integrados quase que totalmente ao comércio da produção ou da sua agroindustrialização. Além disso, foi constatado que houve certo impacto dos cursos realizados sobre o conjunto de habilidades rurais e agrícolas, em específico naquelas relacionadas com o trabalho e a produção. Em conclusão, perceberam-se efeitos de melhoria das condições de vida dos entrevistados, como o aumento na renda familiar, decorrente da adoção de técnicas novas ou manejo diferenciado do habitual; melhorias implementadas na gestão dos processos produtivos, bem como o aumento na conscientização sobre melhor utilização dos recursos naturais. As melhorias nas relações sociais entre os egressos pesquisados não se devem exclusivamente às ações educativas do SENAR de que participaram, mas deriva da soma de seus resultados com o legado de experiências e aprendizagens que possuem esses indivíduos.
Informações adicionais: Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária. / Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2973
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