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dc.creatorRamos, Celso de Ávila-
dc.date.accessioned2018-08-08T11:41:39Z-
dc.date.available2018-08-08T11:41:39Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.date.submitted2016-04-20-
dc.identifier.citationRAMOS, C. de A. Sistema neural antifurto veicular. 2016. 81 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29916-
dc.description.abstractCurrently, the concern for the safety of properties has constantly been among the population, especially in countries where the theft rates are high. Faced with a worrying scenario, issues about developing technologies and solutions that are able to reduce theft rates must be addressed, seeking to improve existing techniques and / or develop new ones. This study aims to verify the viability of using artificial neural networks for the detection of unauthorized driving of vehicles and implement an automated real-time system, based on an artificial neural network trained to classify the driver as to how they drive the vehicle, based on data obtained from the automobile itself. Therefore, we used the OBD-II device commonly used to obtain data from vehicle sensors. Variables like throttle position, acceleration in x, acceleration in y and acceleration in z were used as inputs to a neural network to classify the driver either as authorized or not authorized to drive the vehicle. An Android app that sends data from the OBD-II to a Web Service Python was developed. This Web Service has a scan function that uses a neural network trained to classify the driver and return an answer to the user. The training algorithm used was backpropagation, obtaining satisfactory results during the tests, with 88% of the trained neural network hits. The test of the efficiency ratio was measured by the Kappa coefficient, with a result as excellent for this index. The Neural Vehicle Anti-Theft System is a tool that can help owners monitor the driving of their car. It is hoped, too, that the system can help other areas of interest, as authorities and insurance companies. The use of Artificial Neural Networks to classify the driver was proved to be feasible and effective for this purpose. It is also important to note that the OBD-II device can be used for other purposes that go beyond the diagnosis of vehicle components for its proper maintenance. The developed system proved that it is possible to assess the behavior of the driver by means of data supplied by the vehicle they conduct.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRedes neurais artificiaispt_BR
dc.subjectAntifurto veicularpt_BR
dc.subjectClassificação de condutorespt_BR
dc.subjectSegurança veicularpt_BR
dc.subjectArtificial neural networkspt_BR
dc.subjectVehicular anti-theftpt_BR
dc.subjectConductors classificationpt_BR
dc.subjectVehicular safetypt_BR
dc.titleSistema neural antifurto veicularpt_BR
dc.title.alternativeNeural system anti theft vehiclept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda, Wilian Soares-
dc.contributor.referee1Castro, Cristiano Leite de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Danton-
dc.description.resumoAtualmente, a preocupação com a segurança de bens tem sido uma constante na população, principalmente em países onde os índices de furtos são elevados. Diante de um cenário preocupante, questões sobre como desenvolver tecnologias e soluções que consigam reduzir os índices de furtos devem ser abordadas, buscando aprimorar técnicas existentes e/ou elaborar novas. Este trabalho tem por objetivo, verificar a viabilidade do uso de redes neurais artificiais para a detecção de condução desautorizada de veículos e implementar um sistema automático em tempo real, baseado em uma rede neural artificial treinada para a classificação do condutor, mediante sua forma de conduzir o veículo, a partir de dados obtidos do próprio automóvel. Para tanto, foi utilizado o dispositivo OBD-II, comumente empregado para obter dados dos sensores do veículo. As variáveis de posição do acelerador, aceleração em x, aceleração em y e aceleração em z foram utilizadas como entradas de uma rede neural para a classificação do condutor como sendo autorizado ou não autorizado a conduzir o veículo. Foi desenvolvido um aplicativo Android que envia os dados obtidos do OBD-II para um Web Service Python. Este Web Service possui uma função de verificação que utiliza uma rede neural treinada para classificar o condutor e retornar uma resposta para o usuário. O treinamento utilizou algoritmo backpropagation, obtendo resultados satisfatórios durante os testes, com 88% de acertos da rede neural treinada. O índice de eficiência dos testes foi medido por meio do coeficiente Kappa, apresentando um resultado considerado excelente para este índice. O Sistema Neural Antifurto Veicular é uma ferramenta que pode auxiliar proprietários a monitorar a condução de seu automóvel. Espera-se, também, que o sistema possa auxiliar outras áreas de interesse como autoridades e empresas de seguro. O uso de Redes Neurais Artificiais para a classificação do condutor mostrou-se viável e eficaz para este fim. Também é importante ressaltar que o dispositivo OBD-II pode ser empregado para outras finalidades que vão além do diagnóstico dos componentes do veículo para sua correta manutenção. O sistema desenvolvido comprovou que é possível avaliar o comportamento do motorista por meio de dados fornecidos pelo próprio veículo que este conduz.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591319309101564251pt_BR
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