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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrade, Elaine das Graças-
dc.creatorRezende, José Luiz Pereira de-
dc.date.accessioned2018-08-08T13:30:13Z-
dc.date.available2018-08-08T13:30:13Z-
dc.date.issued2018-03-30-
dc.identifier.citationFRADE, E. das G.;REZENDE, J. L. P. de. A educação ambiental na formação dos engenheiros florestais: análise curricular e DCNEA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v. 13, p. 107-123, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29919-
dc.description.abstractThe construction of Pedagogical Course Projects (PPC) in compliance with the National Curricular Guidelines (DCN) has become a challenge for institutions of higher education, after the Law of Guidelines and Bases (LDB), mainly since 2003. This article Analyzes the DCNs for Environmental Education (EA), instituted by Resolution of the Ministry of Education No. 02 of 06.15.2012, which provides for the actions of AEs necessary to the PPP in compliance with the National Environmental Education Policy of 1999, for the development of professional qualification. This study is part of a doctoral research involving three federal institutions. The objective of this study is to analyze the DCNEA and the PPC of the Forestry Engineering course of the Federal University of Lavras (UFLA) in order to identify appropriate actions and methodologies in EE and possible spaces for adaptation. The data of the ENADE (2011) were used to define this study objective, since the UFLA course obtained the best grade in this exam. Qualitative research was defined as methodological strategy, with literature review and documentary analysis in Brazilian environmental legislations, as well as in the DCN for Forestry Engineering, DCNEA and PPC courses in Forestry Engineering at UFLA. After the PPC analysis, it was possible to notice that in the UFLA PPC, an adequacy would be necessary in relation to the EA principles foreseen in the DCNEA.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleA educação ambiental na formação dos engenheiros florestais: análise curricular e DCNEApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em atendimento as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tornou-se um desafio para as instituições de ensino superior principalmente a partir de 2003, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Este artigo analisa as DCN para a Educação Ambiental (EA), instituídas pela Resolução do Ministério da Educação Nº 02 de 15.06.2012, onde estão previstas as ações de EA necessárias aos PPC em observância da Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, e com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que envolveu três instituições federais. Objetiva-se neste recorte, analisar as DCNEA e o PPC do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o propósito de identificar ações e metodologias adequadas em EA e possíveis espaços para adequação. Utilizou-se dos dados do ENADE (2011) para definir este objetivo de estudo, pois o curso da UFLA obteve a melhor nota neste exame. Definiu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa com revisão de literatura, e análise documental em legislações ambientais brasileiras, bem como nas DCN para cursos de Engenharia Florestal, DCNEA e PPC de Engenharia Florestal da UFLA. Após a análise do PPC foi possível perceber que no PPC da UFLA será necessária uma adequação com relação aos princípios da EA previstos na DCNEA.pt_BR
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