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dc.creatorCosta, Américo Pierangeli-
dc.date.accessioned2013-03-06T12:47:08Z-
dc.date.available2013-03-06T12:47:08Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted10-02-2012-
dc.identifier.citationCOSTA, A. P. Proposta de uma escala para avaliação de academias de ginástica. 2012. 116 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, A. P. Proposta de uma escala para avaliação de academias de ginástica. 2012. 116 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, 2012.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/300-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.-
dc.description.sponsorshipCNPq-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectAcademias de ginástica - Serviços prestadospt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subjectMercado do fitnesspt_BR
dc.subjectModelos de mensuraçãopt_BR
dc.subjectFitness centers - Services providedpt_BR
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_BR
dc.subjectMeasurement modelspt_BR
dc.titleProposta de uma escala para avaliação de academias de ginásticapt_BR
dc.contributor.advisor-coRezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.advisor-coVeiga, Ricardo Teixeira-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sette, Ricardo de Souza-
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.description.resumoThe benefits of regular exercise has been widely publicized by the media. A growing demand for services that involve the exercise as a healthy practice sets specific market the sport, “the fitness”. The health-fitness clubs grow throughout the country establishing themselves as a business and begin to compose a competitive market. In this scenario, adopting strategies that aim to improve quality perception by customers of this sector is critical to the survival of these companies. The objective of this study is to propose a scale to assess health-fitness clubs. This research was conducted in two stages where the first literature review were conducted in conjunction with 18 in-depth interviews with clients of health-fitness clubs. The interviews were based and analyzed according to the laddering technique, which was built a hierarchical value map. The found attributes were used as the basis for the dimensions of the proposed scale that had its variables selected from studies in the literature. In a second step was a survey done by applying the initial scale, involving 407 customers of health-fitness clubs. It was conducted exploratory factor analysis (EFA) and reliability testing of the scale after analysis by setting a measurement model to perform the confirmatory factor analysis (AFC). Tests of convergent and discriminant validity were carried out and measures to adjust the final model were considered satisfactory. The Scale for the Assessment of Academies was considered valid and was composed of the dimensions "Cleaning and Maintenance", "Professor", "Receptionist", "Structure and Equipment", "Social Interaction", "Vacancy Reserve" The managerial implications were discussed and finally the limitations of research and questions for further research were presented.pt_BR
dc.description.resumoOs benefícios da prática regular de atividades físicas vêm sendo amplamente divulgados pelos meios de comunicação. Uma crescente demanda por serviços que envolvem os exercícios como prática saudável configura um mercado específico do esporte, o fitness. As academias de ginástica crescem por todo o país, estabelecendo-se como negócio e passam a compor um mercado competitivo. Diante deste cenário, adotar estratégias que objetivem melhorar percepção de qualidade pelos clientes deste setor é fundamental para a sobrevivência destas empresas. Este estudo foi realizado com o objetivo de propor uma escala para avaliar academias de ginástica. Para tanto, a pesquisa foi conduzida em duas etapas. Na primeira, foi realizada revisão de literatura, em conjunto com 18 entrevistas em profundidade com clientes de academias de ginástica. As entrevistas foram baseadas e analisadas de acordo com a técnica laddering, tendo sido construído um mapa hierárquico de valor. Os atributos encontrados foram utilizados como base para as dimensões da escala proposta, que teve suas variáveis selecionadas a partir de estudos existentes na literatura. Em uma segunda etapa foi realizado um survey aplicando a escala inicial, envolvendo 407 clientes de academias. Foram realizados análise fatorial exploratória (AFE) e teste de confiabilidade da escala que, após analisada, configurou-se em um modelo de mensuração para a realização da análise fatorial confirmatória. (AFC). Testes de validade convergente e discriminante foram realizados e as medidas de ajuste do modelo final foram consideradas satisfatórias. A escala para avaliação de academias foi considerada válida e ficou composta pelas dimensões limpeza e manutenção, professor, recepcionista, equipamentos e estrutura, interação social e reserva de vaga. Foram discutidas as implicações gerenciais em relação à utilização da escala proposta e, por fim, foram pontuadas as limitações da pesquisa e as questões para futuros estudos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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