Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
metadata.teses.dc.title: Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
metadata.teses.dc.title.alternative: Book-experience for teaching-learning of combat sport in the physical education of elementary and high school
metadata.teses.dc.creator: Pereira, Álex Sousa
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/1508922895469646
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Scáglia, Alcides José
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Azevedo, Kleber Tuxen Carneiro
metadata.teses.dc.subject: Ensino de lutas
Ensino de artes marciais
Lutas da escola
Rizoma das luta
Educação física - Currículo
Teaching fights
Teaching martial arts
School fights
Physical Education - Curriculum
Rizoma of the fights
metadata.teses.dc.date.issued: 22-Aug-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: PEREIRA, A. S. Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2018. 291 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Esta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.
metadata.teses.dc.description.abstract: Esta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.