Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ellen Gonzaga Lima-
dc.date.accessioned2018-08-24T19:24:42Z-
dc.date.available2018-08-24T19:24:42Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationSOUZA, E. G. L. Crianças negras e culturas infantis: aportes para a descolonização das infâncias. Olh@res, Guarulhos, v. 4, n. 2, p. 24-37, nov. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/556pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30178-
dc.description.abstractThis paper approaches the social practices related to black children and production of children culture. Our theoretical framework draws on Souza (2012 and 2016) which refer, respectively, to how elementary school teachers interpret black children childhood as well as production of children culture in a candomble ground. It calls for reflection on the plurality of perceptions of childhood aiming at bringing contributions for development of decolonizing pedagogies. Concepts of ancestrality, corporality and orality are highlighted in order to give support to the equity in children’s education and inspire new public policies on racism overcoming as well as any distortions that turn differences into inequalities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceOlh@respt_BR
dc.subjectCulturas infantispt_BR
dc.subjectCrianças negras - Educação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogias descolonizadoraspt_BR
dc.subjectChildren's culturespt_BR
dc.subjectBlack children - Children's educationpt_BR
dc.subjectDecolonizing pedagogiespt_BR
dc.titleCrianças negras e culturas infantis: aportes para a descolonização das infânciaspt_BR
dc.title.alternativeBlack children and child cultures: contributions to the decolonization of childhoodspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda as práticas sociais que envolvem as crianças negras e as produções de culturas infantis, por meio das pesquisas de Souza (2012; 2016), que se referem, respectivamente, às compreensões de infâncias de crianças negras, por professoras de educação infantil, e produção de culturas infantis em um terreiro de candomblé. Lança um convite para a reflexão sobre as compreensões plurais de infâncias, visando trazer aportes para a construção de pedagogias descolonizadoras, destacando os conceitos de ancestralidade, corporalidade e oralidade; afim de que colaborem para a equidade na educação infantil e inspirem novas políticas públicas de superação do racismo e distorções que transformam diferenças em desigualdades.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.