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dc.creatorAlmeida, Ivana Carneiro-
dc.creatorResende, Daniel Carvalho de-
dc.creatorSette, Ricardo de Souza-
dc.date.accessioned2018-09-06T13:25:10Z-
dc.date.available2018-09-06T13:25:10Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationALMEIDA, I. C.; RESENDE, D. C. de; SETTE, R. de S. A etnografia: um modo de entender a alimentação da terceira idade. Agroalimentaria, Mérida, v. 19, n. 36, p. 127-145, enero-jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30383-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how elderly consumers experience their experience of food consumption. Through a qualitative methodology, “ethnographic inspiration”, we sought to understand how a group of elderly constructs meanings of consumption within their particular worldview. The content analysis of the interviews provided a set of findings relevant to a better understanding of the role of food in many everyday situations experienced by seniors consumers who contribute to the construction of meaning in the experience of food consumption. The transformations that occur in our society are reflected in all aspects of the individual’s life, including his relationship with the universe of consumption. Thus, based on insights drawn from the empirical data analysis, several categories emerged from the study and served to explain the phenomenon: Nostalgia, connecting with friends, family, fun, sharing, loneliness, religion, regional identity and habits. The food is part of life of consumers surveyed in the most anticipated and common everyday situations with a form of entertainment, information source, health, family and friendship, routine and sadness. Given the importance of food as an expression of personal identity, food takes on a symbolic value in the life of the elderly. It is hoped that the results of this research may contribute to both fill gaps in knowledge with regard to literature regards to food consumption and experiences with regard to the characteristics of old age.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad de Los Andespt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceAgroalimentariapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdosos - Comportamento de consumopt_BR
dc.subjectIdosos - Hábitos alimentarespt_BR
dc.subjectIdosos - Alimentaçãopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectElderly - Consumer Behaviorpt_BR
dc.subjectElderly - Eating habitspt_BR
dc.subjectElderly - Feedingpt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.titleA etnografia: um modo de entender a alimentação da terceira idadept_BR
dc.title.alternativeEthnography: a way to understand the feeding of the elderpt_BR
dc.title.alternativeRéflexions sur la contribution de l’ethnographie à la compréhension de l'alimentation des personnes âgéespt_BR
dc.title.alternativeLa etnografía: una manera de entender la alimentación de la tercera edadpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar como os consumidores idosos vivenciam suas experiências de consumo alimentar. Através de uma metodologia qualitativa, de “inspiração etnográfica”, buscou-se compreender como um grupo da terceira idade constrói significados de consumo dentro de sua visão de mundo particular. A análise de conteúdo das entrevistas proporcionou um conjunto de achados relevantes para a maior compreensão do papel da alimentação nas diversas situações do cotidiano vivenciadas pelos consumidores de terceira idade que contribuem para a construção de significados na experiência de consumo alimentar. As transformações que ocorrem em nossa sociedade refletem-se em todos os aspectos da vida do individuo, inclusive sua relação com o universo do consumo. Assim, com base nas percepções empíricas colhidas a partir da análise dos dados, diversas categorias emergiram do estudo e serviram para explicar o fenômeno: Nostalgia, conexão com os amigos, família, diversão, partilha, solidão, religião, hábitos e identidade regional. A alimentação faz parte da vida dos consumidores pesquisados nas mais esperadas e comuns situações do cotidiano com forma de diversão, fonte de informação, saúde, família e amizades, rotina e tristeza. Tendo em vista a relevância da alimentação como expressão de identidade pessoal, a comida assume um valor simbólico na vida dos idosos. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para preencher lacunas no conhecimento tanto no que se refere à literatura atinente às experiências de consumo alimentar quanto no que tange às características da terceira idadept_BR
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