Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30628
Título: A poltíca externa do governo Lula: uma análise do balanço de pagamentos e comparativo com o período FHC
Autor : Santos, Paula de Castro Nunes
Primeiro orientador: Campos, Renato Silvério
Primeiro membro da banca: Alcântara, Juciara Nunes de
Palavras-chave: Balanço de pagamento
Governo Lula
Relações internacionais
Data da publicação: 21-Jun-2016
Referência: SANTOS, Paula de Castro Nunes. A poltíca externa do governo Lula: uma análise do balanço de pagamentos e comparativo com o período FHC. 2015. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: A relação internacional constitui uma área fundamental para representar os interesses do Estado no relacionamento com o exterior. Ela busca satisfazer as necessidades de um determinado país, por questões de sobrevivência, ou mesmo, por interesse do Estado (OLIVEIRA, 2005). Sob esta linha de raciocínio, não há como negar a importância do papel das políticas públicas, que se referem a relação internacional de um país, e o impacto que esta gera sobre a economia. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar a política externa do governo Lula e seus impactos sobre o Balanço de Pagamentos. Além disso, busca descrever a política externa brasileira durante o governo lula, apresentar o balanço de pagamentos brasileiro e comparar o desempenho externo do Governo Lula com o governo de Fernando Henrique Cardoso. Para tanto, pautaremos em autores como Oliveira, Amado, Abel, Bernanke e Kroushore, Alencar, Almeida, Souza e Vaz para fundamentar toda a análise. Os resultados apontam que as políticas públicas das relações internacionais implementadas pelo governo FHC só foram percebidas no governo Lula por se tratarem de políticas de desenvolvimento a longo prazo. Governo este que realizou alterações e aprimorou essas políticas, gerando transformações internacionais.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30628
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A poltíca externa do governo Lula: uma análise do balanço de pagamentos e comparativo com o período FHC592,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.