Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Fabrício Horácio Sales | |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T19:11:21Z | - |
dc.date.available | 2018-09-26T19:11:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2014-11-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30666 | - |
dc.description.abstract | The main purpose of this work was to evaluate the accessibility of the virtual learning environment used by the Distance Learning Centre (CEAD) of the Federal University of Lavras (UFLA). Furthermore, the present study aims at providing an analysis of technical accessibility criteria for accessibility of Web pages and Moodle pages used in CEAD environments. Compliance checks of Web pages at the Moodle instance used in CEAD were made according to international accessibility guidelines, de ned by the World Wide Web Consortium (W3C), called Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG). The work presents as contribution a survey of problems and suggestions for adjustments and improvements of access of CEAD's pages for disabled people. Problems encountered demonstrate that the pages are not in accordance with international guidelines. Therefore, is required complies with requirements set by the Brazilian legislation and offering better access for people with disabilities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade na web | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Assistive technology | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environment | pt_BR |
dc.subject | Web accessibility | pt_BR |
dc.subject | Accessibility guidelines | pt_BR |
dc.title | Avaliação da acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem do centro de educação à distância da ufla | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.publisher.program | Não | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freire, André Pimenta | |
dc.contributor.referee1 | Monserrat Neto, José | |
dc.contributor.referee2 | Melchiori, Ana Paula Piovesan | |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo principal fazer uma avalia c~ao da acessibilidade do ambiente virtual de aprendizagem do Centro de Educa c~ao a Dist^ancia (CEAD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O presente estudo teve como prop osito efetuar uma an alise de crit erios t ecnicos de acessibilidade de p aginas Web e p aginas do Moodle utilizado no CEAD. Foram feitas veri ca c~oes de conformidade do Moodle utilizado no CEAD com as normas internacionais de acessibilidade de p aginas Web, de nidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), denominadas Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG). O trabalho apresenta como contribui c~ao um levantamento de problemas e sugest~oes para adequa c~ao e melhoria de acesso das p aginas do CEAD/UFLA em quest~oes que podem afetar pessoas com de ci^encia. Os problemas encontrados demonstram que as p aginas n~ao est~ao em conformidade com as diretrizes internacionais. Diante disso, o trabalho de adequa c~ao e necess ario para que as p aginas Web e p aginas do Moodle do CEAD-UFLA estejam em conformidade com requisitos estipulados pela legisla c~ao brasileira e para que ofere cam melhor acesso as pessoas com de ci^encia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Não | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Avaliação_da_acessibilidade_dos_ambientes_virtuais_de_aprendizagem_do_centro_de_educação_a_distância_da_ufla.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.