Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DZO - Departamento de Zootecnia >
DZO - Programa de Pós-graduação >
DZO - Zootecnia - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3071

Título: Manejo de capineiras usando nitrogênio e glyphosate
Título Alternativo: Management of grass stocking piles using nitrogen and glyphosate
Autor(es): Soares, Lécio Queiroz
Orientador: Evangelista, Antônio Ricardo
Membro da banca: Pinto, José Cardoso
Muniz, Joel Augusto
Alves, Nadja Gomes
Área de concentração: Forragicultura e pastagens
Assunto: Capim-braquiária
Glyphosate
Nitrogênio
Capim-elefante
Data de Defesa: 18-Fev-2008
Data de publicação: 21-Ago-2014
Referência: SOARES, L. Q. Manejo de capineiras usando nitrogênio e glyphosate. 2008. 90 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: O trabalho foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras com o objetivo de avaliar os efeitos da adubação nitrogenada associada à aplicação do herbicida glyphosate no controle da infestação de Brachiaria decumbens e na vida útil de capineiras de capim-elefante. O delineamento experimental utilizado, nas duas áreas experimentais (capineiras velha e nova), foi em blocos casualizados com 16 tratamentos e 3 repetições. Este estudo foi realizado em seqüência às avaliações, nas duas áreas experimentais, nos anos de 2002 a 2004. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 4x4, sendo quatro doses de glyphosate (0, 720, 1.440 e 2.160 g/ha/aplicação) e quatro doses de nitrogênio (0, 75, 150 e 225 kg/ha/ano). De acordo com a análise de solo de amostras das áreas experimentais, procedeu-se a adubação de manutenção em ambas as capineiras. Por ocasião do início das chuvas, foram aplicados 50 kg/ha de P2O5, utilizando-se o superfosfato simples como fonte. As adubações nitrogenada e potássica foram parceladas em duas vezes, aplicando-se metade das respectivas doses de nitrogênio, na forma de sulfato de amônio, mais 100 kg/ha de K2O, na forma de cloreto de potássio, após cada corte na época das chuvas. As aplicações do herbicida glyphosate, nas respectivas doses, foram realizadas nos anos de 2002 a 2004 e imediatamente após o corte, rente ao solo, do capim-elefante, utilizando-se pulverizador costal a pressão constante (CO2) de 2,8 kg/cm2, munido com protetor tipo "chapéu-de-napoleão". A aplicação da adubação nitrogenada associada ao herbicida glyphosate em capineiras foi eficiente no decréscimo da produção de matéria seca (MS) do capim-braquiária e sugere-se a aplicação do glyphosate a cada dois anos, visando elevar sua vida útil e a produção de forragem de boa qualidade. A resposta em produção de MS e perfilhamento do capim-elefante e o decréscimo na produção de MS do capim-braquiária em capineiras com cinco anos de formação não diferiram daquelas com dois anos de utilização.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3071
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DZO - Zootecnia - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Manejo de capineiras usando nitrogênio e glyphosate.pdf520,49 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback