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Título: Desenvolvimento à escala humana: uma análise em São Tomé das Letras - MG
Título(s) alternativo(s): Human development scale: an analysis in São Tomé das Letras - MG
Autor : Pereira, Viviane Santos
Primeiro orientador: Santos, Antônio Carlos dos
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Amâncio, Robson
Primeiro membro da banca: Gomes, Marcos Affonso Ortiz
Oliveira, Maria de Lourdes Souza
Pereira, José Aldo Alves
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Área de concentração: Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento
Palavras-chave: Necessidades humanas
Espiritualidade
Paradigmas
Human necessities
Spirituality
Paradigm
Data da publicação: 21-Ago-2014
Referência: PEREIRA, V. S. Desenvolvimento à escala humana: uma análise em São Tomé das Letras. 2011. 203 p. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: A noção de desenvolvimento, historicamente relacionada ao crescimento econômico, vai além do domínio da economia na medida em que incorpora aspectos sociais, ambientais, políticos e espirituais, sustentando-se em novas visões em busca de soluções para enfrentar os problemas sócio-ambientais. Por isso pensar e criar teorias e ferramentas para se promover um desenvolvimento mais adequado às necessidades da sociedade pode orientar ações e o acompanhamento e a avaliação do progresso atingido coerente com as necessidades do presente e do futuro. Nesse sentido, ressalta-se a proposta do Desenvolvimento à Escala Humana, na qual seu autor, Max-Neef, apresenta a teoria das necessidades humanas, buscando oferecer uma compreensão da estrutura e da dinâmica do sistema econômico a partir da perspectiva da atenção às necessidades humanas básicas, incluídas dentro do marco social e ecológico. Diante dessa nova concepção de desenvolvimento, a presente pesquisa foi realizado com o objetivo fazer uma análise empírica do mesmo, identificando os satisfatores ideais e limitantes para o atendimento das necessidades humanas dos moradores do município de São Tomé das Letras, na visão de estudantes do ensino médio. Mais especificamente, pretendeu-se avaliar espiritualidade como necessidade, no intuito de sugerir a sua inclusão no modelo proposto por Max-Neef. Este estudo é de natureza qualitativa do tipo exploratória, sendo utilizado o grupo focal como técnica de investigação. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. A teoria merece credibilidade, principalmente pelo esforço analítico de construção da matriz de necessidades e identificação de seus satisfatores, informações estas relevantes para se pensar em um desenvolvimento dentro de um paradigma mais humanizador. A análise das necessidades humanas pelos estudantes mostra que é fundamental a valorização de seus aspectos subjetivos, sendo pertinente a inclusão da temática da espiritualidade nessa discussão. A espiritualidade pode ser validada, pois atende às taxonomias da teoria das necessidades humanas e foi considerada como uma necessidade pelos estudantes. Ao fazer a análise geral dos satisfatores ideais e limitantes, pode-se concluir que muito ainda deve ser feito para que as necessidades dos moradores sejam atendidas. Isso que dizer que tanto o poder público como cada indivíduo têm muito que trabalhar para se aproximar da situação ideal. Mas, o fato de os alunos terem consciência de que eles e todos os moradores têm papel fundamental neste processo, além órgãos públicos e outras instituições, é um importante indicativo para se realizar uma mudança em direção ao desejado.
The notion of development, until then related to economical growth, going beyond the economy´s dominance in so far as that it incorporates social, environmental and political aspects, supporting itself in views looking for solutions to deal with socioenvironmental problems. Therefore thinking and creating tools for a more appropriate development for the needs of society can orientate action and promote the follow-up and the evaluation of the coherent progress reached with the needs of present and future. In these effects stands out that the development´s proposal in human scale, in which your author, Max-Neef, introduces a comprehension of the structure and dynamic of the economical system from the attention´s prospective of the human basics necessities, including inside the social and ecological boundary. Towards this new conception of development, the present research has for an aim to make a empirical analysis of the same kind indentifying the like minds and limiting "satisfactores" to attend the human necessities of the São Tomé das Letras residents, in the views of the high school students. But especially pretends to evaluate the spirituality as a necessity in the motif of to suggest the inclusion in the model proposed by Max-Neef. This study is of a qualitative nature of the type exploratory being used the focal group with investigation technique. To analyze the data I choose to analyze the contents. The theory deserves credibility, especially for the analytical effort of the matrix´s construction of the necessities and identification of their "satisfatores", relevant information to think about a development inside a more humanized paradigm. The human necessities analysis by the students shows that is fundamental the value of their subjective aspects, if showed pertinent to the inclusion of the spirituality thematic in this discussion. The spirituality can be evaluated because it attends the theory´s taxonomy of the human necessities and it was considered as a necessity by the students. By making the general analysis of the like minds and limiting of the "satisfadores" can be concluded that lots can still be done so the necessities of the residents can be reached. This means that as much as the public power as each individual has to work a lot to approximate the ideal situation. But the fact that the students have the consciousness that they and all the residents have a fundamental role in this process, as well as the public body and other institutions, demonstrates an important indicative to achieve a change in the wished direction.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3123
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Doutorado (Teses)

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