Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31295
Título: Utilização da ferramenta j48 para descoberta do conhecimento em bases de dados fitossanitários, climáticos e espectrais
Autor : Alvarenga, Miguel Thiago
Primeiro orientador: Volpato, Margarete Marin Lordelo
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Lacerda, Wilian Soares
Primeiro membro da banca: Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon
Alves, Helena Maria Ramos
Palavras-chave: Mineração de dados
Cafeicultura
Bicho Mineiro
Árvores de decisão
Data da publicação: 2015
Referência: ALVARENGA, M. T. Utilização da ferramenta j48 para descoberta do conhecimento em bases de dados fitossanitários, climáticos e espectrais. 2014. 42 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: O presente trabalho utiliza do Weka como ferramenta de mineração dos dados da praga bicho mineiro contido nos banco de dados da EPAMIG, avaliando se a utilização dos dados espectrais, EVI-2, é eficiente na predição da ocorrência da praga. Foram gerados diversos modelos em forma de árvore de decisão, os quais foram validados. Para isso, foi feito um processo interativo entre modificações dos parâmetros de entrada do algoritmo, da base de dados e validações dos modelos. Obteve uma taxa de acerto de aproximadamente 85% utilizando-se do algoritmo árvore de decisão J48 o que aprovaria sua utilização em projetos futuros da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31295
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.