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dc.creatorCruz, Sayonara Ribeiro Marcelino-
dc.creatorMartins, Ronei Ximenes-
dc.date.accessioned2014-08-21T22:25:01Z-
dc.date.available2014-08-21T22:25:01Z-
dc.date.copyright2012-08-21-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.citationCRUZ, S. R. M.; MARTINS, R. X. Reflexões acerca da docência a distância: A teoria na Prática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 9., 2012, Recife. Anais...Recife: UNIREDE, 2012. p. 1-15.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3129-
dc.description.abstractThis paper discusses teaching in Distance Education (DE), based on a bibliographic review that supports reflection-in-action from the participant observation. It reported the experience lived by the authors, when acting, as a content author and another as a tutor in a distance learning course. The tutor is a graduate student in the course of master degree in education at a public university and was invited to teach as part of their training process. This report, which is characterized as an investigation of the case study validates the conceptual perspective of poly-teaching, by identifying the functions which teachers assume to act in educational processes and cycles offered in DE mode. In the result, it was observed that the teaching practice is interactive and multifaceted in the mediation of learning, the main function of teaching in distance education. This mediation is essential for significant learning of the students. Also, it was recognized from the observation and study of theoretical framework, that teaching in DE assumes different roles, receiving different classifications assigned by different authors, but that the classification of teachers as an author, instructor or tutor of the learning process, is a fairly complex and sufficient to characterize the work of teachers. It was observed that teachers can act simultaneously and articulated in the organization, structuring, planning, guidance, direction, conduct and mediation of knowledge required.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPolidocênciapt_BR
dc.subjectCondição docentept_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPoly-teachingpt_BR
dc.subjectTeacher conditionpt_BR
dc.titleReflexões acerca da docência a distância: a teoria na práticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo se discute a atuação docente na Educação a Distância (EAD), com base em uma revisão bibliográfica que sustenta a reflexão em ação, a partir da observação participante. O relato se estabelece sobre a experiência vivenciada pelos autores, quando da atuação, um como professor formador- conteudista e outra como professora tutora, em uma disciplina oferecida na modalidade EAD. A professora tutora é mestranda em curso de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública e foi convidada a atuar na docência, como parte de seu processo de formação. Tal relato, que se caracteriza como uma investigação, do tipo estudo de caso, contribui para corroborar a perspectiva conceitual da polidocência, por meio da identificação das funções que professores e professoras assumem ao atuarem em processos e ciclos educacionais oferecidos na modalidade EAD. Como resultado, observou-se que a atuação interativa e multifacetada é pré-requisito para a mediação da aprendizagem, requisitada como essencial e principal função da docência a distância. Essa mediação apresentando- se como peça-chave, fundamental para a aprendizagem significativa de alunos- cursistas no caso estudado. Reconheceu-se, a partir da observação e do estudo do referencial teórico, que a docência na EAD assume diferentes papéis, recebendo diferentes nomenclaturas atribuídas por diversos autores, mas que a classificação de docente enquanto formador-conteudista ou tutor do processo de ensino- aprendizagem, é uma forma bastante complexa e suficiente para caracterizar a atuação dos professores. Observou-se ser possível que estes atuem simultaneamente e de forma articulada na organização, estruturação, planejamento, orientação, direcionamento, condução e mediação do conhecimento pretendido, ou seja, em toda estrutura de cursos a distância, articulando tudo com a interação ativa do aluno-cursista com seus pares e com o conteúdo.pt_BR
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