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Campo DCValorIdioma
dc.creatorArantes, Jesimar da Silva
dc.date.accessioned2018-10-10T13:54:05Z-
dc.date.available2018-10-10T13:54:05Z-
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2014-02-03
dc.identifier.citationARANTES, J. S. Utilizando robótica evolutiva para o desenvolvimento da morfologia de robôs. 2014. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31311-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEvolução de robôspt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectProgramação genéticapt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.titleUtilizando robótica evolutiva Para o desenvolvimento da Morfologia de robôspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor-coBettio, Raphael Winckler de
dc.contributor.advisor1Heimfarth, Tales
dc.contributor.referee1Correia, Luiz Henrique
dc.contributor.referee1Malheiros, Neumar Costa
dc.description.resumoA montagem da morfologia de robôs é uma tarefa complexa de ser desenvolvida. Isto ocorre principalmente no que tange a determinação de quantas e quais tipos de peças o robô deverá possuir para resolver uma determinada tarefa. Um outro fator que aumenta a dificuldade para projetar o hardware de um robô é saber onde deverão ficar localizadas as peças do robô. Em cada um dos problemas a serem resolvidos, um robô diferente deveria ser projetado para minimizar os recursos gastos. Pensando nisto, este trabalho apresenta um módulo de robótica evolutiva. Este módulo apresenta um banco de dados de peças implementadas que poderão constituir o robô. As peças programadas são baseadas em peças reais de robôs. O programa desenvolvido encontrará de forma automática uma configuração para o robô. Para isto, o programador define o cenário e uma função de avaliação que um algoritmo genético utilizará para encontrar uma configuração para a morfologia do robô. Este trabalho lida com dois problemas distintos. Um dos problemas é o deslocamento linear do robô, já o outro é o atendimento de marcadores colocados em um ambiente com obstáculos. O primeiro problema foi resolvido de forma ótima, já para o segundo soluções razoáveis foram encontradas.pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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