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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Dourado, David Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-22T14:26:58Z | - |
dc.date.available | 2014-08-22T14:26:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2011-08-05 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, D. C. Poder calorífico e análise elementar de pneus automobilísticos inservíveis e de frutos da macaubeira. 2011. 85 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3156 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Resíduos | pt_BR |
dc.subject | Poder calorífico | pt_BR |
dc.subject | Análise elementar | pt_BR |
dc.subject | Macaúba | pt_BR |
dc.subject | Pneu | pt_BR |
dc.subject | Waste | pt_BR |
dc.subject | Calorific value | pt_BR |
dc.subject | Elemental analysis | pt_BR |
dc.subject | Tire | pt_BR |
dc.title | Poder calorífico e análise elementar de pneus automobilísticos inservíveis e de frutos da macaubeira | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DEG - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Mecanização e Automação Agrícola | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rabelo, Giovanni Francisco | - |
dc.contributor.referee1 | Trugilho, Paulo Fernando | - |
dc.contributor.referee1 | Castro Neto, Pedro | - |
dc.description.resumo | É certo que o sistema de produção industrial mundial gera muito resíduo os quais em grande parte, são lançados no meio ambiente. Entretanto, muitos deles podem se prestar para geração de energia ou outras aplicações. Esse é o caso da indústria de borracha aplicada à produção de rodados de veículos automotores. Não menos importante, desponta como potencial de aproveitamento de resíduos os subprodutos da cadeia produtiva do biodiesel, especificamente os resíduos da extração de óleo do fruto da macaubeira. Entretanto, para que se otimize a utilização de tais resíduos como fonte de energia, é necessário conhecer suas propriedades físico-químicas e térmicas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou a caracterização das propriedades caloríficas (poder calorífico superior) e os constituintes elementares (carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre, relação C/N, relação C/H) provenientes da queima de pneus automobilísticos inservível sendo o mesmo procedimento adotado para os subprodutos da macaúba (epicarpo, mesocarpo, endocarpo e torta) como resíduos da produção do Biodiesel. Os pneus de vários fabricantes, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas para teor de carbono (em média 79,50%), hidrogênio (6,77%), enxofre (1,53%), e a relação carbono/hidrogênio (11,76) e 59,97 para a relação carbono/nitrogênio. Para o teor de Nitrogênio não foram encontradas diferenças significativas, sendo a média de (1,3255%) para a banda de rodagem e (1,3488%) para o flanco. Quanto ao poder calorífico foram encontrados os valores de (8810 kcal/kg) para a banda de rodagem e (8771 kcal/kg) para os flancos. Quanto ao fruto da macaubeira, foi encontrado poder calorífico médio de suas partes (epicarpo, mesocarpo, endocarpo e torta) em torno de 4900 Kcal/kg. Contatou-se também que as diferentes regiões do fruto apresentaram o mesmo teor de carbono elementar (em média 47,66%). Quanto ao enxofre, foram encontradas as seguintes proporções: epicarpo (0,183%), torta (0,188%), endocarpo (0,097%) e mesocarpo (0,376%). Comparando-se o valor médio dos subprodutos dos frutos da macaubeira com pneu, aquela apresentou valores 7,3 menores de quantidade média de enxofre do que estes, ou seja, (0,211%) contra (1,54%). | pt_BR |
dc.description.resumo | It is true that the world industrial production generates a lot of waste in large part, are released into the environment. However, many of them can provide for power generation or other applications. This is the case of the rubber industry applied to the production of tire for automotive vehicles. No less important, emerging as potential recovery of waste by-products from biodiesel production chain, specifically the residues of oil extraction from the fruit of macaubeira. However, in order to optimize the use of such waste as an energy source, it is necessary to know its physico-chemical composition and calorifc value. In this context, this study aimed to characterize the calorific properties (calorific value) and the elementary constituents (carbon, hydrogen, nitrogen, sulfur, C/N ratio, the C/H ratio) from the combustion of waste tires. The same procedure was applied to sub products of macaúba (epicarp, mesocarp, endocarp and pie) utilized in biodiesel production. The waste tires of different manufacturers showed no statistically significant differences for carbon content (average 79.50%), hydrogen (6.77%), sulfur (1.53%), and the carbon/hydrogen ratio (11.76) and 59.97 for the carbon/nitrogen ratio . For nitrogen content there was no significant differences, and the average (1.3255%) for the tread and (1.3488%) to the flank. The calorific value were found as (8810 kcal/kg) for the tread and (8771 kcal/kg) for flanks. In what the result for macaubeira fruit is concerned, it was observed the calorific value of each parte (epicarp, mesocarp, endocarp and cake) around 4900 kcal/kg. It was also noted that the different regions of the fruit had the same amount of elemental carbon (average = 47.66%). The sulfur content, were found in the following proportions: epicarp (0.183%), pie (0.188%), endocarp (0.097%) and mesocarp (0.376%). Comparing the average value of the sub products of macaubeira fruit against tire, that one presented values less than 7.3 times of sulfur than the last one, ie (0.211%) against (1.54%). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Agrícola - Mestrado (Dissertações) |
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