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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Priscila Natalícia Bernardo-
dc.date.accessioned2018-11-12T16:04:10Z-
dc.date.available2018-11-12T16:04:10Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.date.submitted2018-09-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, P. N. B. “É como te falasse que você não tem capacidade para pensar”: problematizando contradições e conflitos discursivos, em mergulhos no material didático padronizado na Educação Infantil. 2018. 175 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31741-
dc.description.abstractThe purpose of the online survey is to problematize the statements about the MDP -standardized didactic material, discussing how it has been passing through the teaching practice of teachers of Early Childhood Education of cities that are members of the FSMEI - South Mineiro Forum of Early Childhood Education. A survey was carried out among the cities that make up this Forum, which use and which chose not to use the MDP as a pedagogical mediator, analyzing how this material is inserted in the context of Early Childhood Education. In a qualitative approach, semi-structured interviews were conducted with representatives of cities that use the MDP. Also for the collection of empirical material in the cities that do not use the material, a focus group was realized. Transcripts from both the focus group and the semi structured interviews and photographic records constituted the corpus of analysis, di scussed and intertwined with the post -critical referential, making it possible to problematize discourses without affirmations of right / wrong. From the empirical material, the following thematic axes were discussed: guidelines for Early Childhood Education; speeches about the MDP; minor education; gender and sexuality; curriculum; play. It is envisaged that this research foments the discussions of the topic discussed after being made available as a devolution of a construction of knowledge realized through the multiplicity of discourses about the MDP and its implications in the field of Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMaterial didático padronizadopt_BR
dc.subjectCurrículo - Educação infantilpt_BR
dc.subjectInfant educationpt_BR
dc.subjectStandardized teaching materialpt_BR
dc.subjectCurriculum - Early childhood educationpt_BR
dc.title“É como te falasse que você não tem capacidade para pensar”: problematizando contradições e conflitos discursivos, em mergulhos no material didático padronizado na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeIt's how i told you that you do not have the ability to think": problematizing discursive contradictions and conflicts in divatics in standard educational material in child educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Gonzaga, Ellen de Lima-
dc.contributor.referee2Rizzi, Juliana Lappa-
dc.description.resumoA proposta da pesquisa em tela é problematizar as enunciações acerca do MDP – material didático padronizado, discutindo como este vem perpassando a prática docente de professoras da Educação Infantil de cidades integrantes do FSMEI – Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. Foi realizado um levantamento entre as cidades que integram o referido Fórum, quais utilizam e quais optaram por não utilizar o MDP como mediador pedagógico, analisando como o referido material está inserido no contexto da Educação Infantil. Em abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes de cidades que utilizam o MDP. Também para a coleta de material empírico nas cidades que não utilizam o material, foi realizado um grupo focal. As transcrições tanto do grupo focal quanto das entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos constituíram o corpus de análise, discutido e entrelaçado ao referencial pós-crítico, possibilitando problematizar os discursos sem afirmações de certo/errado. A partir do material empírico, os seguintes eixos temáticos foram discutidos: diretrizes para a Educação Infantil; discursos sobre o MDP; educação menor; gênero e sexualidade; currículo; brincar. Vislumbra-se que esta pesquisa fomente as discussões do tema abordado depois de disponibilizada como devolutiva de uma construção de conhecimento realizada por meio da multiplicidade dos discursos que pairam sobre o MDP e suas implicações no âmbito da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9026223794352693pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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