Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia-Neto, Jorge da Silva-
dc.creatorValadão, José de Arimatéia Dias-
dc.date.accessioned2018-11-17T12:34:32Z-
dc.date.available2018-11-17T12:34:32Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationCORREIA-NETO, J. da S.; VALADÃO, J. de A. D. Evolução da educação superior a distancia no Brasil: uma analise a partir de processos de institucionalização. Revista Gestão Universitária da America Latina, Florianópolis, v. 10, n. 3, set. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n3p97pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31809-
dc.description.abstractDistance education in Brazil gains prominence from the 2000s, with the Open University of Brazil and with its insertion on the National Educational Plan 2001-2010, that intended to provide the superior education to 30% of the Brazilian population from 18 to 24 years old. Aiming to reflect over this reality, the study discussed the evolution of distance education in Brazil, using the institutional theory lenses, questioning how this process of institutionalization has been going on through the last decades. To answer this questioning, this manuscript was developed in two steps: the first one presents the history of distance education in Brazil and the second one shows its main signs of institutionalization. The methodological procedures involved the content analysis of two deep interviews and an extensive document analysis. As results, this manuscript points out that the process of institutionalization of distance education in Brazil is dynamic and permanent, and that institutional theory lenses are relevant to describe transformations that occurs in strategic areas such as distance education. The study also presents future work.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Gestão Universitária da America Latinapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTeoria institucionalpt_BR
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectInstitutional theorypt_BR
dc.subjectInstitutionalizationpt_BR
dc.titleEvolução da educação superior a distancia no Brasil: uma analise a partir de processos de institucionalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe evolution of distance education in Brazil: an analysis from its institutionalization processespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA educação a distância no Brasil passa a ganhar destaque a partir dos anos 2000, com a Universidade Aberta do Brasil e com a inserção dessa modalidade no Plano Nacional de Educação 2001-2010, que tinha como meta a provisão do ensino superior a 30% da população entre 18 e 24 anos. Visando refletir sobre essa realidade, o estudo discorreu sobre a evolução da educação a distância no Brasil, sob a ótica da teoria institucional, a partir do seguinte questionamento: como tem se dado o processo de institucionalização da EaD no Brasil? Para dar conta desse objetivo, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu o registro da história da EaD e a segunda a identificação dos principais indícios de sua institucionalização. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental e de conteúdo, realizadas em dois cortes temporais. De modo geral, o processo de institucionalização da educação a distância no Brasil se mostrou como dinâmico e permanente, e a teoria institucional mostrou-se relevante para descrever as transformações que ocorrem em áreas estratégicas, como é o caso da EaD. Foram ainda apontadas sugestões de estudos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.