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Título: Cadeia de criação de valor nas empresas torrefadoras de café
Título Alternativo: Value creation chain in coffee torrefaction companies
Autor(es): Oliveira, Letícia de
Orientador: Salazar, German Torres
Membro da banca: Santos, Antônio Carlos dos
Moiseichyk, Ana Elizabeth
Área de concentração: Estrutura, Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
Assunto: Criação de valor
Empresas torrefadoras de café
Valor agregado
Capacidades diferenciadoras
Estratégias financeiras
Direcionadores de valor
Cadeia de valor
Coffee torrefaction companies
Value creation
Aggregation of value
Differentiating capacities
Financial strategies
Value chain
Value management
Data de Defesa: 29-Mar-2004
Data de publicação: 22-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, L. de. Cadeia de criação de valor em empresas torrefadoras de café. 2004. 116 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
Resumo: A pesquisa tem por objetivo propor uma composição da cadeia de criação de valor para as empresas torrefadoras de café. Classifica-se como exploratória, estudada de forma qualitativa, pois não se verificou a existência de estudos que abordem a criação de valor e descritiva, porque visa identificar as capacidades diferenciadoras e as estratégias financeiras das torrefadoras de café acerca da criação de valor. A pesquisa em foco utilizou uma amostra não-probabilística por julgamento. Os resultados basearam-se nas respostas a questionários enviados via internet a cinco torrefadoras de médio/grande porte e uma de pequeno porte, segundo classificação do SEBRAE. O período de coleta dos dados foi de agosto a novembro de 2003. No que tange à análise geral da pesquisa, vale ressaltar que ela foi estruturada com o propósito de identificar, em empresas torrefadoras de café, as capacidades diferenciadoras e as estratégias financeiras, assim como as suas limitações estratégicas para a agregação de valor aos seus produtos. Dessa maneira, o modelo de criação de valor foi utilizado como parâmetro na análise dos resultados dos questionários. Cabe destacar que as principais capacidades diferenciadoras destacadas pelas empresas pesquisadas referem-se à compra do café, principalmente de exportadores e venda em supermercados. Essas empresas estão buscando oportunidades de mercado, consideram a qualidade dos produtos e adotam o marketing como critério para aumentar o valor do produto. Além disso, possuem uma política de preços em relação a cobrir os custos totais, visto que aumentaram a variedades de produtos oferecidos para aumentar a fatia de mercado. As estratégias desenvolvidas pelas torrefadoras estão voltadas para a redução de custos e rentabilidade. Entre as principais estratégias financeiras observadas na pesquisa destaca-se que as empresas buscam diminuir os custos, por meio do crescimento da empresa em novos financiamentos, tendo como fonte os empréstimos bancários, visto que necessitam de capital de giro. As empresas pesquisadas utilizam o índice de lucratividade para análise de um projeto e adotam a liquidez como indicador econômico-financeiro. Além disso, estão investindo em marketing. A cadeia estudada permite a busca eficiente de novas oportunidades de mercado para as torrefadoras de café, lastreadas em estratégias financeiras para a produção e comercialização de novos produtos.
The aim of this work was to propose a composition of the value creation chain for the coffee torrefaction facilities. The research was classified as exploratory, studied in a qualitative way, because the existence of studies that approach the value creation were not verified, and descriptive, because it looks forward to identifying the differentiating capacities and the financial strategies of the coffee torrefaction facilities concerning the value creation. The research in focus used a no-probabilistic sample judgement. The results were based on the answers to questionnaires sent via internet to five medium to large size torrefaction facilities and one of small size, according to SEBRAE classification. The data collection period was from august to november 2003. Concerning the general analysis of the research, it is worth to stake that this was structured with the purpose of identifying, in coffee torrefaction facilities, the differentiating capacities and the financial strategies, as well as its strategic limitations for the aggregation of value to its products. Thus, the model of creation of value was used as a parameter in the analysis of the questionnaires results. It is important to emphasize that the main differentiating capacities pointed by the researched companies refer to the purchase of the coffee, mainly from exporters and sales in supermarkets. Those companies are looking for market opportunities, they consider the quality of the products and they adopt the marketing as a criterion to increase the value of the product. Furthermore, they possess a price policy in relation to covering the total costs, because they increased the varieties of products offered to increase the market slice. The strategies developed by the torrefaction facilities are aimed to the reduction of costs and profitability. For the main financial strategies observed in the research it can be pointed out that the companies look for the decrease of costs, by means of the company growth in new financings, ha ving bank loans as source, because they need working assets. The researched companies use the profitability index for the analysis of a project and they adopt the liquidity as an economic-financial indicator. Besides, the torrefaction facilities are investing in marketing. The studied chain allows the efficient search of new market opportunities for the coffee torrefaction facilities observed financial strategies for the production and commercialization of new products.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3184
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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