Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cinara Maria dos-
dc.date.accessioned2018-12-05T16:20:21Z-
dc.date.available2018-12-05T16:20:21Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2018-10-08-
dc.identifier.citationSANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078-
dc.description.abstractThe use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectDifração da luzpt_BR
dc.subjectDifração de raios Xpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEstrutura cristalinapt_BR
dc.subjectExperimental activitiespt_BR
dc.subjectLight diffractionpt_BR
dc.subjectCrystal structurept_BR
dc.subjectX-ray diffractionpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleUsando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios Xpt_BR
dc.title.alternativeUsing light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-rayspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee1Toti, Frederico Augusto-
dc.contributor.referee2Marineli, Fábio-
dc.contributor.referee3Charret, Iraziet da Cunha-
dc.contributor.referee4Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.description.resumoO uso de atividades experimentais em sala de aula possibilita interesse e desenvolvimento de habilidades, viabilizando melhor compreensão dos conceitos científicos, além de direcionar o entendimento sobre vários aspectos da ciência. Nesta perspectiva, este trabalho propõe uma sequência didática que adota como metodologia atividades experimentais investigativas, por meio da abordagem de temas como difração e interferência, visando à construção de materiais didáticos de fácil acesso. As atividades objetivam discutir sobre a determinação de estruturas cristalinas por difração de raios X, utilizando como analogia a difração da luz. A sequência didática foi aplicada em cinco etapas, constituídas por nove aulas, as quais foram desenvolvidas em uma escola pública em conjunto com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos durante as atividades foram avaliados tendo como referencial teórico a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000), buscando indícios da evolução destes perfis conceituais, no que tange aos conceitos de estruturas cristalinas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723981821794100pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.