Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32152
Título: Impacts of land-use and management systems on organic carbon and water-physical properties of a latossolo amarelo (oxisol)
Título(s) alternativo(s): Impactos de sistemas de uso e manejo no carbono orgânico e atributos físico-hídricos de um Latossolo Amarelo
Palavras-chave: Eucalyptus
Conventional planting
Grazing
Tillage
Soil water
Água no solo
Alteração estrutural
Eucalipto
Pastagem
Plantio convencional
Plantio direto
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Citação: SILVA, R. F. da et al. Impacts of land-use and management systems on organic carbon and water-physical properties of a latossolo amarelo (oxisol). Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 38, n. 1, 2017.
Resumo: O bioma Cerrado tem notável relevância territorial no estado do Piauí, e devido as suas características de clima, relevo e solos favoráveis tem tornado essa região uma referência na produção de alimentos no estado. A partir desse estudo se objetivou avaliar as implicações dos diferentes sistemas de uso, manejo e tempo de adoção nos teores de carbono orgânico e em atributos físicos do solo em um Latossolo Amarelo da região Sudoeste do estado do Piauí. O estudo foi realizado no município de Uruçuí, locado na região sudoeste do estado do Piauí. Neste estudo foram avaliados nove sistemas de produção com diferentes históricos de uso, manejo e tempo de adoção disposto da seguinte forma: áreas sob sistema de plantio direto (PD3 e PD9, respectivamente com três e nove anos de cultivo), áreas sob pastagem (PA2 e PA6, respectivamente com dois e seis anos de cultivo), áreas sob plantio de eucalipto (EU6 e EU12, respectivamente com seis e doze anos de cultivo), áreas sob sistema de preparo convencional (PC2 e PC8, respectivamente com dois e oito anos de cultivo) e Cerrado nativo (CN), representando uma condição de referência. A conversão do Cerrado nativo em plantio direto e pastagem ocasionou evolução no conteúdo de carbono orgânico com o passar do tempo.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32152
Aparece nas coleções:DCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Impacts of land-use and management systems....pdf814,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons