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Título : Ameaças à certificação fair-trade na cafeicultura
Título(s) alternativo(s): Amenazas a la certificación de comercio justo en la producción de café
Autor: Guimarães, Elisa Reis
Lopes, Patrick Fernandes
Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Jorge, David William Araújo
Duarte, Gabriela Rezende
Reis, Nilmar Diogo dos
Palavras-chave: Cadeia produtiva
Café
Certificação
Comércio justo
Mainstreaming
Sustentabilidade
Certification
Fair-trade
Coffee
Productive chain
Sustainability
Publicador: Universidad de Los Andes
Data da publicação: 2017
Referência: GUIMARÃES, E. R. et al. Ameaças à certificação fair-trade na cafeicultura. Agroalimentaria, Caracas, v. 23, n. 44, 2017.
Resumo : Nos últimos anos cresce a adoção da certificação Fair-Trade na comercialização de produtos ligados à cafeicultura, processo que inicialmente tinha como objetivo criar oportunidades e levar ao "empoderamento" dos pequenos produtores e consumidores por meio da divulgação de informações relacionadas ao produto. Contudo, não raras vezes, a adoção deste selo na dinâmica do varejo, especialmente em países desenvolvidos, não gera os retornos esperados no preço pago ao produto. Desta forma, por meio de pesquisa qualitativa e descritiva, realizou-se uma ampla revisão bibliográfica, objetivando-se entender as principais características deste programa e as principais limitações e ameaças que se apresentam para essa prática na cadeia produtiva do café. Observou-se que, dentre as principais ameaças, está o processo de mainstreaming, ou seja, sua adoção e utilização por grandes corporações, causando o enfraquecimento dos padrões, em meio a práticas de precificação e negociação. Para compreender essas ameaças e analisar criticamente a adoção da certificação Fair-Trade, os agricultores, cooperativas e associações devem adotar uma série de estratégias-chaves. Tornase claro que as entidades certificadoras, de maneira geral, devem atuar de maneira a equilibrar ou neutralizar as desvantagens que podem ser causadas pelo movimento de mainstreaming na cadeia do café, comunicando mais claramente e diretamente os procedimentos de certificação aos produtores.
Abstract: There is significant growth in the adoption of the Fair Trade certification program and in the marketing of coffee products under this seal, which initially aimed to create opportunities to empower small producers and coffee consumers, through the dissemination of information related to these products. However, sometimes the increase in its adoption and volume of sales in retail, especially in developed countries does not generate the expected returns on the price paid for the product. In this way, through qualitative and descriptive research, the authors conducted a comprehensive review of specialized literature, aiming to understand the main features of this program and the main constraints and threats that arise within this practice in the coffee production chain. They observed that, among the main threats to certifications (especially Fair Trade), is the mainstreaming process, namely adoption and use by large corporations, which could weaken its standards in order to keep their pricing and trading practices. To understand these threats and to analyze critically the adoption of Fair-Trade certification, farmers, cooperatives, and associations must adopt a series of key strategies. It is clear that certifying agencies, in general, must act in order to balance or neutralize the disadvantages that may be caused by the mainstreaming movement in the coffee chain, by communicating certification procedures to producers more clearly and directly.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32179
Idioma: pt_BR
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