Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32212
Título : Estratégias de hedge com contratos futuros para a comercialização de commodities em sistemas de confinamento de bovinos de corte
Autor: Badaró, Gustavo de Souza Campos
Fontes, Renato Elias
Gonçalves, Tarcísio de Moraes
Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Souza, Waldemar Antonio da Rocha de
Palavras-chave: Confinamento de gado de corte
Hedge
Mercados futuros
Publicador: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Data da publicação: 2017
Referência: BADARÓ, G. de S. C. et al. Estratégias de hedge com contratos futuros para a comercialização de commodities em sistemas de confinamento de bovinos de corte. Custos e Agronegócio, Recife, v. 13, n. 2, abr./jun. 2017.
Resumo : O estudo aplicou a comercialização em mercados futuros, às demandas de mercado da atividade de produção de bovinos de corte em confinamento. Apresentando o objetivo de identificar estratégias de posicionamento em contratos futuros, que articulem a melhor relação entre risco e retorno, na compra de insumos e na venda do boi gordo, para produção de bovinos confinados. Foram analisados posicionamentos em contratos futuros, estabelecidos em consideração a vencimentos típicos desse sistema de produção, aplicados a um modelo hipotético. Foi feita a análise histórica das operações de hedge, por meio de simulações de custos e receitas, com contratos para compra dos insumos: boi magro (BGI), milho (CCM) e soja (SOJ); e para venda da produção, contratos de boi gordo (BGI). Com a avaliação individual dos posicionamentos testados em mercados futuros, foram identificadas duas estratégias que configuram as melhores relações entre risco e retorno. A partir das quais se obteve retornos, respectivamente, 3,97% e 3,58%, maiores que a média obtida com do mercado à vista, diante de menor variabilidade das margens de lucro ao longo dos anos. Conclui-se que posicionamentos em contratos futuros estrategicamente definidos possibilitam ganhos superiores aos do mercado à vista, sob condições reduzidas de risco.
URI: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero2v13/OK%2014%20hedge.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32212
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.