Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32263
metadata.artigo.dc.title: Percepção de professores sobre finanças pessoais
metadata.artigo.dc.creator: Freitas, Mara Luiza Gonlalves
metadata.artigo.dc.subject: Alfabetização financeira
Finanças pessoais
Políticas públicas
Financial Literacy
Personal finances
Public policy
metadata.artigo.dc.publisher: Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FREITAS, M. L. G. Percepção de professores sobre finanças pessoais. Revista Científica da Ajes, Juína, v. 6, n. 12, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A presente pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo-conclusivo fundamenta-se na literatura de Alfabetização Financeira para discutir a percepção de 231 professores sobre o tema Finanças Pessoais. Foram entrevistados docentes de escolas públicas e privadas, situadas em alguns municípios mineiros, entre julho de 2015 e abril de 2016. Utilizando-se questionário estruturado adaptado do trabalho de Potrich, Vieira e Kirch (2015), avaliou-se quatro variáveis: Atitude Financeira, Comportamento Financeiro, Competência Financeira e Visão sobre Políticas Públicas. As variáveis foram calculadas estatisticamente utilizando-se o Coeficiente de Correlação de Pearson e a Análise de Aglomerados. Concluiu-se que os professores possuem conhecimentos sobre finanças pessoais e que a atitude financeira e o comportamento financeiro, assim como a competência financeira e a visão sobre a política pública estão totalmente correlacionadas.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rca/article/view/1/0
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32263
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.