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dc.creatorBorges, Denise Aparecida Hipólito-
dc.creatorRomaniello, Marcelo Marcio-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.date.accessioned2019-02-22T13:32:48Z-
dc.date.available2019-02-22T13:32:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBORGES, D. A. H.; ROMANIELLO, M. M.; BRITO, M. J. de. Empreendedorismo no setor público: a influência das características organizacionais. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 85-116, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.regepe.org.br/regepe/article/view/320pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32919-
dc.description.abstractEntrepreneurship for a long had time been linked to the private sector as an inherent and unique feature of the organizations in this sphere. However, the BORGES, D. A. H.; ROMANIELLO, M. M.; BRITO, M. J. Empreendedorismo no setor público: a influência das características organizacionais. Revista de Empreendedorismo eGestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, 2016. 86public administration in recent years has also invested in the introduction of entrepreneurship in itsindustry. Defined in terms of decision-making, innovation and proactivity, the literature indicates the public entrepreneurship as a capable action to improve the allocation of resources, but it needs a favorable organizational environment for their development. Thus, the aim of thisstudy isto analyze the relationship between the characteristics organizacionais-structural, administrative, cultural and ambientais, with the public entrepreneurship understanding how they can influence these actions. Therefore, a search was conducted ina City Hall located in the southeastern region of Minas Gerais. Such research stands out as exploratory, mixed nature in which it wasused the triangulation of instruments for data collection. The results show that thestudied characteristics in fact influence the public entrepreneurship. There isa positive relation to the presence of factors hierarchy,formality, flexibility, autonomy, rewards, expertise, accountability, multiplicity of objectives, results orientation, legal liability and for competition. There is anegative relation to the presence of the factors participation and political influence.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherREGEPEpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresaspt_BR
dc.subjectGestão pública municipalpt_BR
dc.subjectOrganizações públicaspt_BR
dc.subjectOrientação empreendedorapt_BR
dc.subjectMunicipal public administrationpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial orientationpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo no setor público: a influência das características organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurship in the public sector: the influence of organizational featurespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo durante muito tempo esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, a Administração Pública nos últimos anos também tem apostado na introdução do empreendedorismo no seu setor. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como uma ação capaz de melhorar a alocação dos recursos, mas que precisa de um ambiente organizacional favorável ao seu desenvolvimento. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as características organizacionais- estruturais, administrativas, culturais e ambientais, com o empreendedorismo público compreendendo como elas podem influenciar essas ações. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa em uma Prefeitura Municipal localizada na região sudeste de Minas Gerais. Tal pesquisa se destaca como exploratória, de natureza mista na qual foi utilizada a triangulação de instrumentos para a coleta de dados. Os resultados mostram que as características estudadas de fato influenciam o empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, orientação para os resultados, responsabilidade legal e para a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.pt_BR
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