Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maciel, Anna Mara Ferreira | - |
dc.creator | Pereira, Nayara | - |
dc.creator | Lourenço, Camila Oliveira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01T14:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, A. M. F. et al. As fases da lua e a mitologia tupi-guarani: um caminho entre a ciência e a cultura numa aula para o ensino fundamental. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 106-118, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714220181923. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33121 | - |
dc.description.abstract | The present work reports an activity developed in the year 2015, during the discipline of Science Teaching Methodology of the Licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras (UFLA). The objective was to build knowledge on the theme phases of the moon, taking as pedagogical strategies an indigenous mythical narrative and a dynamic. After the development of the class an evaluation was made with the students of the discipline. The participant students' speeches were analyzed using the technique of content analysis and categorization. The categories constructed from the analyzes were: Dynamics, teacher-student interaction and Indigenous Culture. It can be seen from the analysis that the dynamics is an interesting methodology in the process of knowledge construction, as well as the interaction between teacher-student. In addition, the insertion of the indigenous culture in the classes allows the student to recognize the context in which he lives by identifying the indigenous culture and, thus, to understand his own history. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.source | Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Fases da lua | pt_BR |
dc.subject | Mitologia | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching | pt_BR |
dc.subject | Moon phases | pt_BR |
dc.subject | Mythology | pt_BR |
dc.subject | Dynamics | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de Ciencias | pt_BR |
dc.subject | Fases de la Luna | pt_BR |
dc.subject | Mitología | pt_BR |
dc.subject | Dinámica | pt_BR |
dc.title | As fases da lua e a mitologia tupi-guarani: um caminho entre a ciência e a cultura numa aula para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida no ano de 2015, durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo foi construir conhecimentos sobre o tema fases da lua, tendo como estratégias pedagógicas uma narrativa mítica indígena e uma dinâmica. Após o desenvolvimento da aula foi realizada uma avaliação com os alunos da disciplina. As falas dos alunos participantes foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo e da categorização. As categorias construídas a partir das análises foram: Dinâmica, Interação professor-aluno e Cultura Indígena. Pode-se perceber, a partir das análises que, a dinâmica se configura como metodologia interessante no processo de construção do conhecimento, bem como a interação entre professor-aluno. Além disso, a inserção da cultura indígena nas aulas permite que o estudante reconheça o contexto em que vive por meio da identificação da cultura indígena e, assim, compreenda sua própria história. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_As fases da lua e a mitologia tupi-guarani, um caminho entre a ciência e a cultura numa aula para o ensino fundamental.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons