Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Gabrielly Carvalho-
dc.creatorSouza, Bianca Morais de-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:33:25Z-
dc.date.available2019-03-01T14:33:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDRADE, G. C. et al. Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 34-44, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181959.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124-
dc.description.abstractThe objective of this work is to report and analyze a class developed in the discipline of teaching methodology offered by the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras, MG. The class tried to construct concepts referring to the internal movements of the Earth using as methodological strategy a theatrical play, based on the mythology of the Chilean culture of the Mapuche people. Through this pedagogical tool it was possible to understand their relationships with the teaching process learning science and work with cultural diversity. The lesson was applied to the licenciandos that studied the discipline and, from the analysis made by them, it is noticed that the use of the dramatization allowed to approach the theme in a more dynamic way and thus to construct the proposed concepts in a more interactive and collective way.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMitologia e Educaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectMythology and Educationpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEnseñanza de Cienciaspt_BR
dc.subjectMitología y Educaciónpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terrapt_BR
dc.title.alternativeAlternative methodologies in teaching Sciences: use of theater and mythology in the teaching of internal movements of the Earthpt_BR
dc.title.alternativeMetodologías alternativas en Ciencias de la enseñanza: uso del teatro y mitología en la enseñanza de movimientos internos de la Tierrapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetiva-se com este trabalho relatar e analisar uma aula desenvolvida na disciplina de metodologia de ensino de Ciências ofertada pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, MG. A aula buscou construir conceitos referentes aos movimentos internos da Terra utilizando como estratégia metodológica uma peça teatral, baseada na mitologia da cultura chilena do povo Mapuche. Através desta ferramenta pedagógica foi possível compreender suas relações com o processo de ensino aprendizagem de ciências e trabalhar com a diversidade cultural. A aula foi aplicada aos licenciandos que cursavam a disciplina e, a partir da análise feita por eles, percebe-se que o uso da dramatização permitiu abordar o tema de uma forma mais dinâmica e assim construir os conceitos propostos de maneira mais interativa e coletiva.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons