Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Gabrielly Carvalho | - |
dc.creator | Souza, Bianca Morais de | - |
dc.creator | Gonçalves, Laise Vieira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:33:25Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01T14:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, G. C. et al. Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 34-44, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714520181959. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33124 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to report and analyze a class developed in the discipline of teaching methodology offered by the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras, MG. The class tried to construct concepts referring to the internal movements of the Earth using as methodological strategy a theatrical play, based on the mythology of the Chilean culture of the Mapuche people. Through this pedagogical tool it was possible to understand their relationships with the teaching process learning science and work with cultural diversity. The lesson was applied to the licenciandos that studied the discipline and, from the analysis made by them, it is noticed that the use of the dramatization allowed to approach the theme in a more dynamic way and thus to construct the proposed concepts in a more interactive and collective way. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.source | Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Mitologia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Mythology and Education | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de Ciencias | pt_BR |
dc.subject | Mitología y Educación | pt_BR |
dc.title | Metodologias alternativas no ensino de Ciências: uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra | pt_BR |
dc.title.alternative | Alternative methodologies in teaching Sciences: use of theater and mythology in the teaching of internal movements of the Earth | pt_BR |
dc.title.alternative | Metodologías alternativas en Ciencias de la enseñanza: uso del teatro y mitología en la enseñanza de movimientos internos de la Tierra | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetiva-se com este trabalho relatar e analisar uma aula desenvolvida na disciplina de metodologia de ensino de Ciências ofertada pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, MG. A aula buscou construir conceitos referentes aos movimentos internos da Terra utilizando como estratégia metodológica uma peça teatral, baseada na mitologia da cultura chilena do povo Mapuche. Através desta ferramenta pedagógica foi possível compreender suas relações com o processo de ensino aprendizagem de ciências e trabalhar com a diversidade cultural. A aula foi aplicada aos licenciandos que cursavam a disciplina e, a partir da análise feita por eles, percebe-se que o uso da dramatização permitiu abordar o tema de uma forma mais dinâmica e assim construir os conceitos propostos de maneira mais interativa e coletiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Metodologias alternativas no ensino de Ciências uso de teatro e mitologia no ensino de movimentos internos da Terra.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons