Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Quirino, Eberton Borodinas | - |
dc.creator | Couto, Scarlet Silva | - |
dc.creator | Gonçalves, Laise Vieira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:38:09Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01T14:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | QUIRINO, E. B. et al. O ensino dos conceitos de bioma e biodiversidade a partir do uso de RPG como recurso didático. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 26-38, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714320181938. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33126 | - |
dc.description.abstract | The concern with the initial formation of teachers has been increasing in recent times and, with this, the search for alternative methods to be used as problematizing elements in the classroom, element that can help in the appropriation of the contents taught and, consequently, for the training of students with a critical reflexive bias in order to help students build their knowledge and understand in their integrity and world around them. In this perspective, the objective of this work is to analyze how alternative methodologies assist in the construction of knowledge, based on an experience in the discipline of Science Teaching Methodology of the licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras-MG. The practice consisted in the construction of the concept of Biome and Biodiversity from the use of Role-playing game (RPG) as pedagogical strategy. At the end of the practice, it was proposed that the students make a written evaluation. These reports were used for the analysis of the present study using the qualitative research method. The results show the efficiency of the pedagogical methodology in aiding the construction and appropriation of the concept taught and, in addition, also show the importance of the discipline in the initial formation of teachers. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.source | Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Role-playing game (RPG) | pt_BR |
dc.subject | Bioma e biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Biome and biodiversity | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Biology | pt_BR |
dc.subject | Bioma y biodiversidad | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de Biología | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Teaching resources | pt_BR |
dc.subject | Recursos didácticos | pt_BR |
dc.title | O ensino dos conceitos de bioma e biodiversidade a partir do uso de RPG como recurso didático | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of the concepts of biome and biodiversity from the use of RPG as didactic resource | pt_BR |
dc.title.alternative | La enseñanza de los conceptos de bioma y biodiversidad a partir del uso de RPG como recurso didáctico | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | A preocupação com a formação inicial de professores vem sendo crescente nos últimos tempos, e com ela a procura por métodos alternativos para serem usados como elementos problematizadores em sala de aula, elemento esses que possam servir de auxilio a apropriação dos conteúdos ensinados e, consequentemente, à formação de educandos com um viés crítico reflexivo, para, além disso, ajudar os estudantes a construírem seus conhecimentos e compreenderem, em sua totalidade o mundo que os cercam. Nessa perspectiva, o trabalho tem o objetivo fazer uma análise de como metodologias alternativas auxiliam na construção de conhecimentos, a partir de uma experiência realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A prática consistiu na construção do conceito de Bioma e Biodiversidade a partir da utilização do Role-playing game (RPG) como estratégia pedagógica. Ao final da prática foi proposto que os alunos fizessem uma avaliação escrita. Estes relatos foram utilizados para a análise do presente trabalho, por meio do método de pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos mostram a eficiência da metodologia pedagógica no auxílio à construção e apropriação do conceito ensinado e, para, além disso, mostram também a importância da disciplina na formação inicial de professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O ensino dos conceitos de bioma e biodiversidade a partir do uso de RPG como recurso didático.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons