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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilas Boas, Ana Alice-
dc.creatorFaria, Danuza Adriane-
dc.creatorPires, Ana Alice de Sousa-
dc.creatorMorin, Estelle M.-
dc.date.accessioned2019-03-01T17:12:12Z-
dc.date.available2019-03-01T17:12:12Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, A. A. et al. Fatores de qualidade de vida no trabalho dos docentes de instituições federais de ensino superior das regiões sudeste, centro-oeste e Distrito Federal. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 4, n. 5, p. 2458-2482, ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/267pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33131-
dc.description.abstractIt is noted that people see more and more priority the quality of life in their workplace, and that at the same time there are indicators and factors that help to evaluate the work environment and the people who work in it. In this article, we will discuss the factors related to quality of life at work (QWL): work purpose, autonomy and development opportunities, moral rectitude, relationship with colleagues and superiors, recognition, work safety, physical load, load mental and emotional load. Data were collected through a questionnaire composed of scales to identify said factors, which was sent via Survey Monkey to university professors from ten federal higher education institutions in the Southeast, Midwest and Federal District. After downloading, the data were analyzed through SPSS software version 21. After the analysis it was noticed that there are significant correlations between the factors of QVT and that were found significant differences of averages for the perception of male and female teachers with relation the physical, mental and emotional work load. In sum, we can say that the results found in this sample of teachers from the federal universities of Brazil offer information consistent with the Systemic Model of QVT and that the forms of work organization offer subsidies to identify and analyze the factors of QVT.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalho (QVT)pt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectOrganization of workpt_BR
dc.titleFatores de qualidade de vida no trabalho dos docentes de instituições federais de ensino superior das regiões sudeste, centro-oeste e Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeQuality of life factors in the work of teachers from federal institutions in the southeast, central-west and Federal Districtpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNota-se que as pessoas veem priorizando a cada dia mais a qualidade de vida em seu local de trabalho, e que por vez existem indicadores e fatores que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e as pessoas que nele atuam. No presente artigo abordaremos os fatores relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), sendo eles: finalidade do trabalho, autonomia e oportunidades de desenvolvimento, retidão moral, relacionamento com os colegas e superiores, reconhecimento, segurança no trabalho, carga física, carga mental e carga emocional. Foi realizada a coleta de dados através de um questionário composto de escalas para identificar os referidos fatores, que foi enviado via Survey Monkey aos professores universitários de dez instituições federais ensino superior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Depois de baixados, os dados foram analisados através do software SPSS versão 21. Após a análise percebe-se que existem correlações significativas entre os fatores de QVT e que foram encontradas diferenças significativas de médias para a percepção de docentes do sexo masculino e feminino com relação a carga física, mental e emocional de trabalho. Em suma, podemos dizer que os resultados encontrados nessa amostra de docentes das universidade federais do Brasil oferecem informações consistentes com o Modelo Sistêmico de QVT e que as formas de organização do trabalho oferecem subsídios para identificar e analisar os fatores de QVT.pt_BR
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