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DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações) >

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Título: Conceitos estatísticos no desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de ensino
Título Alternativo: Statistical concepts in the development of methodologies teaching interdisciplinary
Autor(es): Santos, Geraldino Moura dos
Orientador: Oliveira, Marcelo Silva de
Membro da banca: Mesquita, Maria da Gloria Bastos de F.
Ferreira, Eric Batista
Silva, Joaquim Paulo da
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Assunto: Probabilidade geométrica
Probabilidade frequentista
Distribuição de Marwell
Quincux de Galton
Distribuição normal
Distribuição binomial
Data de Defesa: 30-Abr-2008
Data de publicação: 28-Ago-2014
Referência: SANTOS, G. M. Conceitos estatísticos no desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de ensino. 2008. 168 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: Nos últimos anos, observou-se crescente interesse em melhorar as práticas no ensino de Estatística, em decorrência, principalmente, da demanda gerada pelo progresso científico e tecnológico das diversas áreas da ciência. Por meio de um amplo espaço de trabalho interdisciplinar e da experimentação, o aluno pode conseguir ampliar seu horizonte e desenvolver sua criatividade. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apresentar alguns recursos didáticos para o ensino interdisciplinar de Estatística, tanto voltado para a Educação Básica como para o Ensino Superior, a partir de sugestões encontradas na literatura de Estatística, Física e Matemática. No capítulo 2 buscou-se dar suporte teórico e didático aos professores de Matemática e Estatística na solução de problemas envolvendo o conceito de probabilidade geométrica. No capítulo 3, discutiram-se alguns aspectos teóricos, visando auxiliar a compreensão dos conceitos envolvidos na manipulação do Quincux de Galton e, por conseguinte, estimular sua utilização no ensino interdisciplinar de Estatística. Com o capítulo 4, o intuito foi deduzir a lei de distribuição de velocidades de Maxwell, por meio de uma abordagem puramente estatística. As simulações lúdicas e computacionais deram credibilidade aos resultados teóricos obtidos para todos os problemas relacionados à probabilidade geométrica e também aos do Quincux de Galton. No entanto, a simulação computacional forneceu melhores resultados que a lúdica. Os resultados obtidos por meio da distribuição de velocidades de Maxwell foram condizentes com os da teoria cinética dos gases. O Quincux de Galton pode ser utilizado para explicar vários fenômenos, não só na Estatística como também em outros ramos da ciência. As atividades experimentais são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e para torná-los membros participativos do processo de ensino.
Nos últimos anos, observou-se crescente interesse em melhorar as práticas no ensino de Estatística, em decorrência, principalmente, da demanda gerada pelo progresso científico e tecnológico das diversas áreas da ciência. Por meio de um amplo espaço de trabalho interdisciplinar e da experimentação, o aluno pode conseguir ampliar seu horizonte e desenvolver sua criatividade. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apresentar alguns recursos didáticos para o ensino interdisciplinar de Estatística, tanto voltado para a Educação Básica como para o Ensino Superior, a partir de sugestões encontradas na literatura de Estatística, Física e Matemática. No capítulo 2 buscou-se dar suporte teórico e didático aos professores de Matemática e Estatística na solução de problemas envolvendo o conceito de probabilidade geométrica. No capítulo 3, discutiram-se alguns aspectos teóricos, visando auxiliar a compreensão dos conceitos envolvidos na manipulação do Quincux de Galton e, por conseguinte, estimular sua utilização no ensino interdisciplinar de Estatística. Com o capítulo 4, o intuito foi deduzir a lei de distribuição de velocidades de Maxwell, por meio de uma abordagem puramente estatística. As simulações lúdicas e computacionais deram credibilidade aos resultados teóricos obtidos para todos os problemas relacionados à probabilidade geométrica e também aos do Quincux de Galton. No entanto, a simulação computacional forneceu melhores resultados que a lúdica. Os resultados obtidos por meio da distribuição de velocidades de Maxwell foram condizentes com os da teoria cinética dos gases. O Quincux de Galton pode ser utilizado para explicar vários fenômenos, não só na Estatística como também em outros ramos da ciência. As atividades experimentais são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e para torná-los membros participativos do processo de ensino.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3314
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

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