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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Camila Oliveira-
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-08T19:20:18Z-
dc.date.available2019-03-08T19:20:18Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationLOURENÇO, C. O.; MONTEIRO, J. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Um diálogo entre o curta-metragem "Abuela Grillo" e as questões ambientais, éticas, políticas, sociais e culturais. Revista do Edicc, Campinas, v. 5, n. 5, p. 65-75, out. 2018. Trabalho apresentado no 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, 2018, [Campinas, SP].pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5978pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33150-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to identify the dialogue of the short film "Abuela Grillo" (CHAPON, 2009) with environmental, social, ethical and cultural issues immersed in the problem that is caused by privatization. The short film was produced in Denmark by eight Bolivian animators and released in 2009, under the direction of Denis Chapon. It is based on an indigenous legend, told by the Ayoreo people of Bolivia, who nowadays live in settled communities, since many have lost their properties to large companies, and are thus exploited on cattle ranches that have taken possession of much of their territory. In this way, the work is justified by allowing the dissemination of aspects that permeate environmental issues and their relationship with society through this short film. For the analysis of this cinematographic language we focus on the qualitative research methodology (GODOY, 1995), the content analysis (OLIVEIRA, 2008) and the contents categorization (MINAYO, 2009) contained in the short film. After this process of analysis it was possible to highlight four categories: "Valorization of indigenous culture", "Natural resource", "Economy" and "Popular struggle". From the analysis carried out, it was possible to identify that the short dialogues with the environmental, ethical, political, social and cultural issues that permeate privatization. In this sense, it was possible to identify the importance of the valorization of the indigenous culture, because through its recognition we can visualize a new way of experience with the world. In addition, it was noticed that the indigenous population undergoes a social problematic that is fruit of the commodification of a natural resource. Thus, it is necessary to consider these issues that permeate the environment so that the individual can recognize himself as a fundamental part in the composition of the environment in which he is inserted.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do Edicc (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura)pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectSistema econômicopt_BR
dc.subjectLuta popularpt_BR
dc.subjectIndigenous culturept_BR
dc.subjectNatural resourcespt_BR
dc.subjectEconomic systempt_BR
dc.subjectPopular strugglept_BR
dc.titleUm diálogo entre o curta-metragem "Abuela Grillo" e as questões ambientais, éticas, políticas, sociais e culturaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é identificar o diálogo do curta-metragem “Abuela Grillo” (CHAPON, 2009) com as questões ambientais, sociais, éticas e culturais imersas no problema que é causado pela privatização. O curta foi produzido na Dinamarca por oito animadores bolivianos e lançado no ano de 2009, sob direção de Denis Chapon. Ele é baseado em uma lenda indígena, contada milenarmente pelo povo Ayoreo da Bolívia, que nos dias atuais vive em comunidades assentadas, visto que muitos perderam suas propriedades para grandes empresas, sendo assim explorados nas fazendas de gado que se apossaram de boa parte de seu território.Dessa forma, o trabalho se justifica por permitir a divulgação de aspectos que permeiam as questões ambientais e sua relação com a sociedade por meio desse curta. Para a análise dessa linguagem cinematográfica nos debruçamos sobre a metodologia de pesquisa qualitativa (GODOY, 1995), a análise de conteúdo (OLIVEIRA, 2008) e a categorização dos conteúdos (MINAYO, 2009) contidos no curta. Após esse processo de análise foi possível destacar quatro categorias: “Valorização da cultura indígena”, “Recurso natural”, “Economia”e “Luta popular”.A partir da análise realizada foi possível identificar que o curta dialoga com as questões ambientais, éticas, políticas, sociais e culturais que permeiam a privatização. Neste sentido, foi possível identificar a importância da valorização da cultura indígena, pois por meio de seu reconhecimento podemos visualizar uma nova forma de experiência com o mundo. Além disso, percebeu-se que a população indígena passa por uma problemática social que é fruto da mercantilização de um recurso natural. Assim, é necessário considerar estas questões que permeiam o ambiente para que o indivíduo possa se reconhecer como parte fundamental na composição do ambiente em que está inserido.pt_BR
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