Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33253
metadata.teses.dc.title: Blogs educacionais não institucionais para ensino de língua portuguesa
metadata.teses.dc.title.alternative: Non-institutional educational blogs for portuguese language teaching
metadata.teses.dc.creator: Francisco, Edmilson
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8008655598969352
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Bunzen Júnior, Clécio dos Santos
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Ferreira, Helena Maria
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.teses.dc.subject: Blogs educacionais não institucionais
Ensino de língua portuguesa
Interacionismo
Sociodiscursivo
Formação docente
Non-institutional educational blogs
Teaching of portuguese language
Sociodiscursive interactionism
Teacher formation
metadata.teses.dc.date.issued: 22-Mar-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: FRANCISCO, E. Blogs educacionais não institucionais para ensino de língua portuguesa. 2019. 127 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um blog educacional, não institucional, voltado para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa, bem como analisar os discursos que compõem as postagens de propostas pedagógicas, identificando a que leitores estão direcionados, com a proposta de compreender as representações construídas pela professora blogueira sobre o ensino da língua portuguesa. Para alcançarmos o objetivo proposto, adotamos como orientação teórico-metodológica os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e do quadro de procedimentos de análise de Bronckart ([1999] 2009, 2003, 2004, 2006, 2008) e Bronckart e Machado (2009), no que concerne aos procedimentos de análise e de interpretação que envolvem o levantamento de informações sobre o contexto sócio-interacional do trabalho docente e das atividades de linguagem. Os conceitos propostos pelo ISD e por Bronckart e Machado tomam como base os elementos que visam investigar e interpretar as representações construídas pela docente em seu mundo objetivo, subjetivo e social. Os textos (questionário, enunciados produzidos pela professora e comentários feitos pelos usuários do blog), postados no blog, se constituíram como nossos instrumentos de investigação. Para a análise, fizemos um recorte nos pressupostos teóricos de Bronckart e Machado, focando-nos na análise do contexto de produção dos textos, na infraestrutura geral dos textos (plano global dos conteúdos temáticos e tipos de discursos) e os mecanismos de responsabilidade enunciativa (modalizações e vozes que assumem ou responsabilizam pelo que está sendo dito), dado que, para Bronckart (2012), a dimensão enunciativa está relacionada à atribuição de responsabilidade pela enunciação e ao modo como os atores se posicionam diante dos enunciados, por meio de julgamento, opiniões e sentimentos, ou seja, sua avaliação a respeito de fatos ou temas. Constatamos que ao utilizar-se do blog como recurso tecnológico digital para ensino da língua portuguesa, a professora blogueira o faz trazendo consigo toda a experiência que adquiriu ao longo de mais de 30 anos como professora. Mas, mesmo se utilizando do blog como ferramenta digital, a professora blogueira desenvolve um processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa sob uma perspectiva conteudista (ensino de regras e normas da língua portuguesa). O blog construído pela professora blogueira, mesmo tendo potencial interativo, conforme está estruturado e com os tipos de atividades propostas, é limitado no que tange ao desenvolvimento de habilidades comunicativas nos leitores-usuários, pois contempla apenas os aspectos gramaticais e linguísticos do ensino da língua portuguesa e não a dimensão discursiva e interacional da língua e linguagem. Verificamos ainda que a atividade de linguagem proposta pela professora blogueira é uma tentativa de desenvolver uma prática pedagógica, aproximando-se dos alunos virtualmente, mas que expõem lacunas no que tange ao trabalho com a língua e linguagem nos meios digitais. Esperamos que este estudo contribua para o processo de formação docente ao apresentar uma reflexão acerca do ensino da língua portuguesa na contemporaneidade, uma vez que há emergência de práticas textuais no ciberespaço, visto que a linguagem adquire uma nova configuração.
metadata.teses.dc.description.abstract: This research had as objective to present an educational blog, non - institutional, focused on the teaching and learning of Portuguese language, as well as analyzing the speeches that compose the posts of pedagogical proposals, identifying which readers are targeted, with the proposal to understand the representations built by the teacher blogger on the teaching of the Portuguese language. In order to reach the proposed objective, we adopt the concepts of Sociodiscursive Interactionism (ISD) and Bronckart analysis procedure framework ([1999] 2009, 2003, 2004, 2006, 2008) and Bronckart and Machado (2009), regarding the procedures of analysis and interpretation that involve the collection of information about the sociointeractional context of teaching work and language activities. The concepts proposed by ISD and by Bronckart and Machado are based on the elements that aim to investigate and interpret the representations constructed by the teacher in his objective, subjective and social world. The texts (questionnaire, statements produced by the teacher and comments made by blog users), posted on the blog, were constituted as our research tools. For the analysis, we made a cut in the theoretical assumptions of Bronckart and Machado, focusing on the analysis of the context of production of texts, on the general infrastructure of texts (global plan of thematic contents and types of discourses) and mechanisms of responsibility enunciation (modalizations and voices that assume or account for what is being said), given that, for Bronckart (2012), the enunciative dimension is related to the attribution of responsibility for the enunciation and the way in which the actors stand before the utterances, through of judgment, opinions and feelings, that is, their evaluation of facts or themes. We found that by using the blog as a technological technological resource for Portuguese language teaching, the blogger teacher does so by bringing with her all the experience she has acquired over more than 30 years as a teacher. However, even if using the blog as a digital tool, the blogger teacher develops a process of teaching and learning Portuguese under a content perspective (teaching rules and norms of the Portuguese language). The blog constructed by the blogger teacher, even though it has interactive potential, as it is structured and with the types of activities proposed, is limited in the development of communicative skills in the user-readers, considering only the grammatical and linguistic aspects of language teaching Portuguese and not the discursive and interactional dimension of language and language. We also verified that the language activity proposed by the teacher blogger is an attempt to develop a pedagogical practice, approaching the students virtually, but that expose gaps in what concerns the work with the language and language in the digital media. We wait that this study contributes to the teacher formation process by presenting a reflection about the teaching of the Portuguese language in contemporary times, since there is an emergence of textual practices in cyberspace, since language acquires a new configuration.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor, até março 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33253
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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