Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33267
metadata.artigo.dc.title: Regime diferenciado de contratações: os impactos das inovações aos processos licitatórios destinados as obras e serviços de engenharia
metadata.artigo.dc.creator: Andrade, Daniela Meirelles
Pereira, Carina Santos
Maciente, Carolyne
metadata.artigo.dc.subject: Licitação
Compras públicas
Regime diferenciado de contratações
Bidding
Public procurement
Differentiated regime of hirings
metadata.artigo.dc.publisher: Governet
metadata.artigo.dc.date.issued: Aug-2018
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ANDRADE, D. M.; PEREIRA, C. S.; MACIENTE, C. Regime diferenciado de contratações: os impactos das inovações aos processos licitatórios destinados as obras e serviços de engenharia. Boletim Governet de Licitações e Contratos, Curitiba, n. 160, p. 1-28, ago. 2018.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Quando o Brasil foi anunciado para sediar a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 a principal preocupação foi quanto a infraestrutura do país. O pouco tempo para realização das obras resultou-se na criação de uma nova modalidade, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O objetivo principal deste estudo é listar as principais inovações propostas pelo RDC e os impactos desta utilização à Administração Pública nos processos licitatórios destinados à execução de Obras e Serviços de Engenharia. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e descritivo, para tanto analisou os dados de dois processos licitatórios de obras e serviços de engenharia realizados pela empresa aeroportuária brasileira (Infraero). Um dos processos foi realizado pela modalidade concorrência e o outro pelo RDC. Foram definidas variáveis como indicador tempo e economicidade. Pela análise de conteúdo identificou as diferenças e as vantagens do RDC, a partir dos critérios apresentados. Conclui-se que os impactos do RDC, no que se refere aos processos de Obras foram positivos uma vez que foram incorporadas novas características no modo de comprar, adotando métodos que buscam a simplificação, transparência, eficiência, ampliando a agilidade e favorecendo a redução de custo, incentivando a inovação tecnológica e o compartilhamento dos riscos.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://consad.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Painel-48-02.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33267
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.