Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33269
metadata.artigo.dc.title: A licitação como mecanismo para analisar o gasto público: o caso do pregão presencial no município de Perdões, Minas Gerais
metadata.artigo.dc.creator: Lorran, Lucian
Andrade, Daniela Meirelles
Gonçalves, Vinícius Batista
metadata.artigo.dc.subject: Licitação
Pregão
Economicidade
Administração pública
Bidding
Economicity
Public administration
metadata.artigo.dc.publisher: Ministério do Planejamento
metadata.artigo.dc.date.issued: 2019
metadata.artigo.dc.identifier.citation: LORRAN, L.; ANDRADE, D. M.; GONÇALVES, V. B. A licitação como mecanismo para analisar o gasto público: o caso do pregão presencial no município de Perdões, Minas Gerais. Curadoria Enap. Disponível em: <https://exposicao.enap.gov.br/items/show/778>. Acesso em 27 fev. 2019.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Esse trabalho foi desenvolvido em um momento no qual o Brasil atravessa uma crise econômica e política. Neste contexto a capacidade do Estado em gerir com eficiência os seus recursos e realizar compras ganha destaque. Objetivou analisar processos de aquisição de bens e serviços comuns para verificar se eles garantem compras públicas com economicidade. Este estudo comparou os resultados de licitações realizadas pela prefeitura Municipal de Perdões – MG no ano de 2015, com os preço praticados no comércio de Lavras e Perdões nos meses de maio e junho de 2016, os quais foram deflação. Assim, comparou os preços obtidos através do processo licitatório realizado na modalidade Pregão Presencial e os preços do mercado. O principal resultado que essa pesquisa alcançou foi a percepção de que os processos licitatórios geram economicidade para a Administração Pública, pois para a maioria dos itens analisados nesse estudo a licitação possibilitou preços mais vantajosos para a Administração Pública fazer suas compras. A conclusão é que o pregão presencial é um mecanismo eficaz para a realização de compras públicas, pois conseguiu preços vantajosos para Administração Pública e atende a princípios da administração pública como a transparência e a impessoalidade.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://exposicao.enap.gov.br/items/show/778
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33269
metadata.artigo.dc.language: en_US
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.